1º encontro turístico cultural Brasil Paraguay acontece em agosto com ciclo de palestras e shows temáticos

Campo Grande, 28/07/2023 às 13:53

Em celebração aos 50 anos da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande (ACP), acontece no dia 19 de agosto o “1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay”. O projeto é uma realização da ACP e foi contemplado pelo edital “Reviva Mais Turismo”, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

De acordo com Ricardo Zelada, diretor cultural da Colônia Paraguaia e organizador do encontro, o evento tem a intenção de promover o fluxo de turistas para Campo Grande com o lançamento do edital “Reviva Mais Turismo”, no ano de 2022.

“O projeto foi motivado pela implantação da Rota Bioceânica, esse trajeto tão importante, que atravessa o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile. Nossa intenção é promover a integração cultural entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, com palestras e atrações culturais do Paraguai e de Campo Grande. Falamos em uma rota turística por meio de um circuito turístico entre Campo Grande, Porto Murtinho, o Chaco Paraguaio, Concepción, local que já conta com uma ponte construída sobre o rio Paraguai, e Asunción, a Capital paraguaia”, explica Zelada.

A programação é totalmente gratuita. As palestras são voltadas para o público universitário e acadêmico. Interessados em receber certificado de participação devem realizar um prévio cadastro pelo link: https://forms.gle/bwV8LHhCUdMnTbbW6.

PALESTRAS

A programação do evento começa com uma breve explanação sobre a Rota Turística   – RILA – Rota Bioceânica, feita pelo diretor cultural da ACP, Ricardo Zelada, seguida pela palestra “Turismo em Campo Grande”, ministrada pelo superintendente de Turismo de Campo Grande, Wantuyr Tartari.

Em sequência, acontece a palestra “Influências das Tradições Culturais Paraguaias em Mato Grosso” com Priscila Palhanos, professora de história, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Unitoctum, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com a temática “Aspectos culturais dos paraguaios em Campo Grande/MS”.

À tarde, o ciclo de palestras tem início às 14 horas, novamente com explanação sobre o tema “Turismo em Porto Murtinho e Chaco Paraguaio – Colônias Menonitas”, com Ricardo José Zelada Cafure. O doutor em Desenvolvimento Local, Thiago Andrade Asato, palestra na sequência, a respeito do tema “Possibilidades de Turismo na Rota Bioceânica”.

O tópico abordado a seguir é “PEABIRU – Rota Guaranítica – Tape Aviru”, sendo abordado pela jornalista da União Continental Latino-Americana UCL e diretora da TAPE AVIRU Paraguai, Juliet Sarai.

ATRAÇÕES CULTURAIS

Durante todo o evento, haverá apresentações culturais de artistas sul-mato-grossense e paraguaios abrilhantando a programação. Nomes como o da cantora de Assunção, Mirta Noemi Talavera, se apresentam para o público de forma totalmente gratuita.

E como grande destaque da programação, está a roda de “Terere Hape”, inspirada em um programa televisivo muito famoso no Paraguai, o “Terere Jere”. Na ocasião, apresentam-se quatro novos talentos da música: a harpista de Assunção (PY), Laurita; a cantora de San Pedro (PY), Ysapy; a também cantora Milagros Medina, de Concepción (PY); e a cantora de chamamé de Campo Grande, Patrícia Cantaluppi.

SERVIÇO

Evento: 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay

Data: 19 de agosto

Horário: 8h

Local: Associação Colônia Paraguaia (Rua Ana Luísa de Souza, 654, Universitário)

 

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
13°C
88% 100% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS