65% das pessoas no Tinder já estão em um relacionamento, conclui pesquisa

Uma pesquisa com quase 1.400 usuários do Tinder revelou que 65,3% das pessoas na plataforma já estão casadas ou em um relacionamento — ou seja, quase dois terços do total. Além disso, somente 50,3% dos participantes relataram que usam o app para encontrar alguém pessoalmente.

O estudo foi disponibilizado pela editora Mary Ann Liebert e assinado por Germano Vera Cruz, Elias Aboujaoude, Lucien Rochat, Francesco Bianchi-Demichelli e Yasser Khazaal. Ao todo, 1.387 pessoas com idade entre 18 e 74 anos responderam ao questionário da pesquisa, que aborda a satisfação durante o uso do app.

Os resultados foram enviados a uma plataforma de aprendizado de máquina para criar uma pontuação média de satisfação para usar o Tinder e fazer encontros fora do app. O estudo descobriu que os participantes mais insatisfeitos são aqueles que usam a plataforma de relacionamentos para lidar com dificuldades pessoais, como impulsividade e comportamentos de esquiva.

Uso similar ao das redes sociais

Outra descoberta da pesquisa é que muitas pessoas continuam nos apps de relacionamento com um propósito similar ao de redes sociais: essas ferramentas viram fontes de entretenimento e conexão social, enquanto os likes e matches ajudam a dar um impulso de confiança aos usuários.

Porém, isso pode atrapalhar quem procura relacionamentos fora do app. Em entrevista à NBC, o psicólogo e coautor da pesquisa Germano Vera Cruz contextualiza essa situação. “Algumas pessoas se sentem enganadas com os aplicativos de relacionamento porque a cada vez que surge uma nova plataforma, elas realmente acham que vão encontrar alguém. E aí as pessoas vão de plataforma em plataforma, mas não ficam satisfeitas enquanto estão lá”, explica.

Tinder adicionou filtros de relacionamento aberto

Em alguns casos, a pessoa pode usar o Tinder enquanto está num relacionamento aberto e o app possui filtros para sinalizar esse interesse: é possível marcar no perfil a procura por relacionamentos abertos, poliamor e outras opções contra-hegemônicas, digamos assim. A função está disponível no app desde o mês de março.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
100% 75% 4m/s 20deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS