Por vezes, alguns trabalhadores ainda possuem dificuldade para solicitar o benefício do seguro-desemprego, que é um auxílio financeiro para as pessoas demitidas involuntariamente, sem justa casa, podendo ser pago de 3 a 5 parcelas de forma contínua ou alternada.
Assim, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) dá dicas e até explica como o trabalhador pode solicitar o benefício. Para o início do processo, o trabalhador deve procurar um dos seguintes órgãos: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE); Sistema Nacional de Emprego (SINE); Funsat ou postos credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego disponíveis na região.
Desde novembro de 2023, é possível fazer o pedido pela internet, preenchendo o formulário que até então era respondido apenas no Sine. Além do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego, o internauta tem a disposição o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
O benefício será creditado na conta informada pelo trabalhador no prazo de 30 dias da abertura do pedido.
A gerente da Agência de Empregos da Funsat, Hilda de Oliveira Mendes, reforça que só é necessário comparecer à agência quando houver divergência no cadastro. “Estamos à disposição para sanar as dúvidas e também damos entrada no seguro normalmente. Para isso, precisamos do requerimento, rescisão do contrato de trabalho e documento com foto”.
A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com atendimento das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (67) 4042-0585 – ramal 5817.