Mato Grosso do Sul poderá ter um programa de incentivo à criação de lares temporários para animais. A proposta, que começou a tramitar nesta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa, é do deputado Lucas de Lima (PDT). De acordo com o Projeto de Lei 132/2024, a finalidade do programa é “assegurar o acolhimento, o tratamento adequado, a proteção e a promoção do bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade”.
O projeto estabelece, como diretrizes do programa, a conscientização sobre a importância da adoção responsável e do acolhimento temporário de animais em situação de rua, por meio de campanhas educativas e informativas; o estimulo à participação ativa da sociedade civil, organizações não governamentais, entidades de proteção animal e voluntários na criação e manutenção de lares temporários; entre outras iniciativas.
O parlamentar informa, na justificativa, dados do Instituto Pet Brasil (IBP) sobre a situação de abandono de animais. De acordo com as informações, o Brasil tem 184.960 animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos.
Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, o projeto passará pelas comissões de mérito e por votações em sessões plenárias.