“A negação da política é o fim da democracia”, diz deputada a estudantes em visita à ALEMS

O preço do arroz é política, o asfalto é política, a sala de leitura é política. A explicação é da deputada estadual Gleice Jane (PT) aos alunos da Escola Estadual Aracy Eudociak, participantes do Grêmio Estudantil Revolução dos Estudantes, que visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na manhã desta quarta-feira (14). Eles foram recebidos pela parlamentar, que contou como é o funcionamento do Legislativo e, na sequência, puderam acompanhar a sessão plenária.

“Um deputado não só formula leis, mas também fiscaliza o Executivo e faz indicações a ele. Por exemplo, pedindo a implementação de anfiteatros nas escolas para incentivar a arte. Outra questão é fazer requerimentos questionando o Governo do Estado a refletir sobre alguma situação que vocês acham que precisa ser acompanhada mais de perto. Não só na escola, mas também no seu bairro, algo que esteja incomodando vocês, podem encaminhar isso para gente fazer esse trabalho de intermediação entre a sociedade e o poder público ou até podemos formular leis para mudar essa situação”, contou Gleice Jane.

Alunos do oitavo ao terceiro ano fazem parte do

Grêmio Estudantil que visitou a ALEMS

Questionada pelos alunos sobre o que a motivou a entrar na política, a deputada relembrou que também fez parte do movimento estudantil. “Eu fui estudante da escola pública, estudei em uma universidade pública e assim como vocês que estão no grêmio, eu fui para o movimento. Fui eleita a primeira mulher presidente do DCE da UEMS e isso foi ficando mais forte. Depois, como professora, também atuei no sindicado e vendo a política, eu penso que se você quiser mudar você tem que tomar uma decisão. Negar a política é o fim da democracia. E aí as ditaduras tomam conta. E a corrupção na ditadura acontece também, ainda mais fácil.  Se tem algo que queremos combater, temos que participar”, ressaltou.

O Grêmio Estudantil Revolução dos Estudantes é composto por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. A vice-presidente da agremiação, Alice Bacanelli, de 12 anos, agradeceu a conversa com a deputada e comentou que irá formular demandas da escola para encaminhar ao Legislativo. “Sentimos falta de ações pela inclusão social e também vamos pedir políticas públicas para o acesso a materiais de higiene feminina nos banheiros das escolas. Vimos muitas pessoas sem condições de comprar um absorvente e oferecer isso gratuitamente diretamente nas escolas seria muito bom”, disse.

Para Maria Eduarda Cadoná, estudante do segundo ano, foi importante ser recebida por uma parlamentar mulher. “Achei muito bom ver que você é deputada, uma mulher ocupando um espaço em que a maioria são homens, brancos”, comemorou a jovem de 15 anos ao falar com Gleice Jane. Saiba clicando na página multimídia especial ALEMS e ELAS quem foram as outras dez deputadas que atuam/atuaram pelo Parlamento de Mato Grosso do Sul.

Os estudantes foram acompanhados pela professora de Geografia Danilla Pereira Scarton e pela diretora Maria Félix de Carvalho. “Eu falo a eles que eles podem ser os futuros deputados e deputadas. A política é muito bonita. Nós enquanto estudantes de escola pública a gente precisa de ações da política e, por isso também, devemos querer estar aqui sim. Vocês precisam ter acesso a isso para essa mudança de paradigma, de olhar esses espaços de poder com outros olhos”, destacou a diretora Maria Félix.

Se você também deseja trazer a escola onde estuda ou atua para uma visita guiada ao Poder Legislativo entre em contato a Gerência de Cerimonial da ALEMS, por meio do contato: (67) 3389-6359/6232. A ALEMS fica no Palácio Guaicurus, Bloco 9 do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

 

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
88% 75% 7m/s 330deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS