A ginasta norte-americana Jordan Chiles não desistiu da medalha de bronze individual que ganhou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e que foi posteriormente retirada por violação de uma regra processual. Chiles disse que ficou arrasada com a notícia do último fim de semana.
Após análise, a ginasta perceu o terceiro lugar na prova de solo depois que a CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu a favor de um recurso de Ana Maria Barbosu, que posteriormente recebeu o bronze.
“Não tenho palavras. Essa decisão parece injusta e é um golpe significativo não apenas para mim, mas para todos que defenderam minha jornada”, escreveu Chiles, de 23 anos, em um post no Instagram.
“Para aumentar a tristeza, os ataques raciais nas mídias sociais são errados e extremamente prejudiciais. Eu me dediquei de corpo e alma a esse esporte e tenho muito orgulho de representar minha cultura e meu país.”
A romena Barbosu e sua equipe recorreram à CAS, alegando que uma consulta feita pela equipe dos EUA sobre os resultados do exercício de solo, que levou à revisão da pontuação inicial de Chiles, foi registrada quatro segundos após o prazo de um minuto permitido pela Federação Internacional de Ginástica.
O sucesso do recurso romeno significou que a pontuação de Chiles foi reduzida e ela saiu do terceiro lugar, atrás da vencedora brasileira Rebeca Andrade e da medalhista de prata Simone Biles, sua colega de equipe norte-americana.
Barbosu recebeu uma medalha de bronze – diferente da recebida por Chiles – em uma pequena cerimônia com a presença do primeiro-ministro Marcel Ciolacu em Bucareste nesta sexta-feira (16).
“Não sabia o quanto era pesada”, disse ela à plateia. “Estou feliz por estar de posse desta medalha e espero continuar a representar a Romênia no mais alto nível”, disse a outra ginasta.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar Erro
Esportes
Após Olimpíadas, Brasil sobe uma posição no ranking de Seleções femininas
Geral
Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões
Esportes
Comitê divulga uniforme brasileiro para abertura das Paralimpíadas
Esportes
Paralimpíadas: Após último treino no Ayrton Senna, Yeltsin Jacques embarca para Paris
Esportes
Rayssa Leal retorna de Paris e desfila em carro do Corpo de Bombeiros
Esportes
Medalhista de ouro é premiado com viagens e comida gratuita nas Filipinas
Esportes
Kits da Corrida do Pantanal 2024 já têm data de entrega; saiba mais
Esportes
Tribunal nega recurso e Jordan Chiles terá que devolver o bronze
Esportes
Italiana será primeira atleta trans da história das Paralimpíadas
Esportes