O Santos anunciou, nesta sexta-feira (13), uma parceria com o Mercado Livre Arena Pacaembu para tornar o estádio sua “casa em São Paulo”. O negócio pode significar um mar de novas possibilidades para o Peixe.
O Alvinegro Praiano iniciará nos próximos meses a reforma da Vila Belmiro. O estádio será demolido e reconstruído no mesmo local. Ainda não há uma data definida para o início das obras, mas, de qualquer forma, elas irão acontecer. O Pacaembu surge, neste cenário, como a segunda casa da equipe.
“Nós estamos fazendo, através desse ato, o planejamento necessário para que, a partir do instante que iniciarmos o projeto da nova arena em Santos, utilizaremos este estádio para os jogos oficiais do Santos”, afirmou Marcelo Teixeira, presidente do Santos
O acordo é válido por 10 anos, o que significa que seguirá vigente mesmo após a conclusão das reformas na Vila Belmiro. Portanto, o Santos continuará tendo o estádio como uma opção na capital paulista.
“Uma parceria fundamental para que nós possamos não apenas mandar jogos oficiais de todas as categorias, inclusive do profissional e do feminino, mas também realizar outras atividades que estão programadas de acordo com os nossos departamentos”, acrescentou o presidente.
Ainda que tenha sua sede e estádio na cidade de Santos, o Alvinegro tem uma grande quantidade de torcedores na capital do estado. Para esse público, ir à Vila Belmiro pode se tornar um desafio por conta da distância, custo e até pelos horários dos jogos, muitas vezes realizados à noite durante a semana.
Com o Pacaembu, o Santos estará mais próximo destes torcedores e poderá estabelecer um contato maior com eles.
“Acima de tudo, nós estamos aqui também fazendo com que o Santos esteja mais próximo do seu torcedor e fazendo com que outras atividades sejam programadas para a capital, para São Paulo”, destacou Marcelo Teixeira.
A organização de jogos na Mercado Livre Arena Pacaembu também cria possibilidades para o marketing do clube. Diferentemente da Vila Belmiro, o estádio na capital paulista tem espaço suficiente para a criação de ativações.
O Peixe poderá oferecer iniciativas para evoluir a experiência de seus torcedores nos dias de jogo, o chamado “match day”. Com atividades, desafios, lojas e outras opções de entretenimento, o Santos terá a oportunidade de tornar suas partidas eventos mais atrativos e, ainda, potencializar seu retorno financeiro.
Nesse cenário, as marcas parceiras do clube poderão encontrar maneiras de se aproximar dos torcedores santistas com ativações produzidas especificamente para este público, em um momento em que estarão conectados com a equipe.
Atualmente, a Vila Belmiro tem capacidade para aproximadamente 16 mil pessoas. O Santos, por sua vez, já demonstrou ter potencial para encher estádios maiores.
No início do ano, a equipe mandou jogos na Neo Química Arena, do Corinthians, e no Morumbis, do São Paulo, e registrou um público médio de 47 mil pessoas. As duas partidas geraram uma renda líquida de R$ 2,7 milhões, mesmo com os aluguéis.
A Mercado Livre Arena Pacaembu poderá receber 25.500 torcedores, aproximadamente 5 mil pessoas a menos do que a Vila Belmiro após as reformas. Alternar entre um estádio e outro, portanto, não significaria grandes mudanças de capacidade.
O número ainda é pequeno em comparação com as casas de outros grandes clubes paulistas, como Corinthians, Palmeiras e São Paulo, mas deve aumentar a média obtida pelo Santos antes de poder voltar a utilizar seu estádio.
Nenhuma data foi citada durante o anúncio. A expectativa era que a Mercado Livre Arena Pacaembu pudesse receber a final da Copinha, disputada no início do ano. As obras, porém, não estavam nem perto de serem concluídas.
Atualmente, o Pacaembu aparenta contar com o gramado e suas arquibancadas prontas – ou muito próximas da conclusão. O prédio posicionado no espaço que por muito tempo abrigou o tobogã, demolido para a reformulação, porém, segue com as obras em andamento. Assim, não há um prazo definido para o início da utilização do estádio para jogos.