Roger Federer é considerado por muitos especialistas e fãs de tênis como o maior tenista de todos os tempos. É claro que a alcunha não tem 100% de aprovação. Longe disso. Afinal, dois dos seus maiores adversários nas quadras, Rafael Nadal e Novak Djokovic, também contam com muitos “votos” nessa eleição informal.
Mas, independentemente desse “título”, Federer é uma espécie de unanimidade rara entre os melhores esportistas do planeta. Dono de 20 títulos de Grand Slam, 6 ATP Finals, 103 troféus de simples no total, 310 semanas como número 1 do mundo e campeão olímpico (em duplas), entre tantos outros feitos dentro de quadra ao longo de cerca de duas décadas, o suíço nunca se meteu em uma grande polêmica na carreira.
Talvez a mais conhecida tenha sido o “embate” com a Nike pelo direito de usar a logomarca “RF” após deixar a marca norte-americana em 2018, quando passou a ser patrocinado pela japonesa Uniqlo.
Essa questão, no entanto, passou longe de mudar o status adquirido pelo tenista fora das quatro linhas ao longo da carreira. Tranquilo, amável, gentil e elegante são alguns dos adjetivos que até os próprios adversários já utilizaram para falar do suíço. E que, após a aposentadoria, que está completando dois anos neste mês de setembro, continuam servindo para definir o agora ex-atleta.
Atributos são prato cheio
Todos esses atributos fazem de Roger Federer um verdadeiro prato cheio para o marketing. Tanto que o suíço possuía e ainda possui patrocínios de marcas extremamente relevantes mesmo após deixar as quadras. Entre outras, a lista conta com Rolex, Mercedes-Benz, Moët & Chandon, Wilson e a própria Uniqlo.
Como maior atleta da história da Suíça, ele também sempre atraiu empresas do próprio país. Atualmente, é embaixador da marca de chocolates Lindt e da marca esportiva On, em que também é sócio minoritário, inclusive, e para quem gravou recentemente uma campanha ao lado da atriz Zendaya.
Essa ligação próxima com o país natal se tornou ainda mais forte há três anos, quando o Switzerland Tourism (ST), plataforma oficial de turismo do país europeu, após algumas campanhas esporádicas com o ex-jogador, fez de Federer seu embaixador oficial. De lá para cá, mesmo com a aposentadoria no meio do caminho, o astro do tênis mundial se tornou praticamente um sinônimo da “Suíça que dá certo” (se é que existe uma Suíça que dá errado).
“O Federer é um dos maiores nomes da história do tênis. Ele se manteve no topo por quase 20 anos e representou a Suíça na esfera esportiva como nenhum outro atleta. Fora das quadras, foi sempre uma figura de pouquíssima polêmica e muita educação, o que o ajuda a estabelecer uma imagem muito positiva”, afirmou André Stepan, diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e também colunista da Máquina do Esporte.
“Pelos dois aspectos, a figura de Roger Federer foi reconhecida internacionalmente, e ele chegou a aparecer como a segunda pessoa com a melhor reputação do planeta em um estudo global feito pelo Reputation Institute em 2011. Ao falar quatro idiomas e ter boa presença no ambiente digital, com 12,7 milhões de seguidores no Instagram, por exemplo, a força da carreira esportiva e do seu posicionamento fora das quadras se multiplica. Por todos esses fatores, a Suíça marca um golaço ao usá-lo para alavancar o turismo do país”, acrescentou.
O outono suíço
Na semana passada, Federer surgiu em mais uma campanha do Switzerland Tourism. Dessa vez, ele é protagonista, ao lado do ator dinamarquês Mads Mikkelsen, de um vídeo bem-humorado gravado ao ar livre em meio ao cenário majestoso das montanhas suíças, que tem como objetivo atrair turistas para visitarem o país durante o outono, estação que terá início no próximo fim de semana no Hemisfério Norte.
Considerada a maior campanha de outono da história da plataforma, a iniciativa conta com Federer mostrando um lado brincalhão de si mesmo que começou a ser explorado recentemente e que dá para ser visto inclusive no vídeo da On ao lado de Zendaya. Pelo fato de ser quem é e de todo o status que conquistou na carreira dentro e fora das quadras, essa “nova” faceta acaba sendo ainda melhor aceita pelo público.
“O Federer é um ícone do esporte reconhecido globalmente, não somente pela sua performance inegável, mas pela sua elegância, gentileza, agradabilidade e confiabilidade. São atributos que endossam e casam muito bem com o seu país natal. Acredito que, desde 2021, quando o colocaram oficialmente como garoto-propaganda para promover os atrativos naturais da Suíça, o movimento foi muito acertado, tanto que estão repetindo agora”, destacou Dani Schneider, fundadora e CEO da Agência de Atletas, que cuida da carreira de atletas como Rebeca Andrade, Bia Souza, Ana Marcela Cunha, Rafaela Silva e Duda Lisboa.
“Fora que a campanha para o outono suíço está superdivertida. A gente pode ver um Federer mais solto, numa pegada mais digital, com as paisagens maravilhosas. Juntar um ícone com um bom roteiro é sinônimo de sucesso”, completou.
Fortalecimento da “nova” temporada turística
Vale lembrar que a Suíça é geralmente conhecida por suas estações de inverno e verão. Com a nova campanha, o intuito do Switzerland Tourism é romper com o padrão sazonal para transformar o outono em mais uma época essencial para visitar o país. Tanto que os próprios hotéis estão se adaptando para ficar abertos por mais tempo para acomodar a demanda crescente.
“Esta colaboração com Roger Federer e Mads Mikkelsen é um reflexo perfeito da nossa visão do outono na Suíça: uma estação que mistura natureza, elegância e tradição”, resumiu André Hefti, diretor de marketing do ST.