Fernando Amaral, de 37 anos, irmão do prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, foi acusado de ter estuprado uma adolescente durante uma campanha eleitoral há cerca de 16 anos. O crime veio à tona após a vítima, hoje com 29 anos, ter procurado a delegacia e realizado um boletim de ocorrência nesta sexta-feira (27).
Conforme a vítima, o estupro ocorreu durante a campanha eleitoral municipal de 2008, em que o pai de Fernando disputava a prefeitura de Nioaque. Na época, a adolescente tinha cerca de 12 anos.
Ela relata que a família dela era próxima a Fernando, pois já haviam trabalhado para ele. Durante a campanha eleitoral, ele teria contratado a adolescente para entregar panfletos e ‘bandeirar’, conta a vítima.
Segundo ela, todo dia, após o serviço, ela e outros trabalhadores eram deixados por Fernando na casa onde moravam. Ela relata que era sempre a primeira a ser deixada em casa, porém, em um certo dia, a ordem se inverteu, com ele a deixando por último.
Nesta ocasião, Fernando teria mudado o caminho e seguido em direção à fazenda onde ele morava. No meio do trajeto, ele teria parado em uma estrada e a estuprado.
Ainda conforme a mulher, após o crime, ela não se recorda de nada, não sabendo nem mesmo informar como chegou em casa. Ela ainda conta que apenas se lembra de, no outro dia, tomar banho e esfregar com força a genitália, chegando a se ferir, na tentativa de se limpar, pois se sentia suja.
Devido ao trauma, a vítima conta que, na época, ingeriu veneno para rato em uma tentativa de suicídio. Ela chegou a ser hospitalizada e, em atendimento com a assistente social, teria contado que havia tentado se matar devido ao estupro.
Ela, no entanto, não teria denunciado o crime. Tendo comparecido na delegacia apenas nesta sexta-feira, após 16 anos dos acontecimentos.
Ela teria feito contato recentemente com a assistente social, que se prontificou a ser testemunha dos fatos. Ela relata que a assistente social seria a única pessoa que soube do estupro.
Segundo a vítima, Fernando ainda teria entrado em contato com ela recentemente. Por ligação, ele teria pedido desculpas pelo ocorrido, disse a mulher.
O caso foi registrado como estupro de vulnerável na delegacia da cidade e deve ser investigado.
Fernando Amaral está hoje na campanha de Dr. Juliano, candidato apoiado pelo atual prefeito e irmão do acusado. Valdir Júnior tenta fazer um sucessor político antes de deixar a prefeitura.
A reportagem tentou contato com o prefeito de Nioaque e com o irmão a respeito do caso, mas não foi atendida, nem respondida no WhatsApp. O espaço está aberto para manifestação dos envolvidos.