A 100 dias de Paris 2024, Riachuelo apresenta uniformes do Time Brasil

Marca de moda oficial do Time Brasil, a Riachuelo aproveitou um evento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), feito para lembrar o marco de 100 dias restantes para Paris 2024, para divulgar os uniformes de viagem e da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos que serão utilizados pelos atletas brasileiros na capital francesa.

O foco da marca nas peças é a sustentabilidade. Segundo a Riachuelo, a utilização do tecido reciclado e desfibrado na confecção dos uniformes, por exemplo, “reforça a atuação da marca no território sustentável, apresentando a moda circular brasileira para o mundo”. Com todos seus processos sustentáveis envolvidos, a ideia também é levar “a mensagem de valorização das riquezas naturais do Brasil e a de consciência acerca dos ciclos da indústria da moda”.

“Para a produção dos uniformes, adotamos medidas que já executamos naturalmente na nossa cadeia produtiva, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, somado ao uso de matérias-primas naturais para pigmentação, o uso de energia renovável e o uso do processo da desfibragem de tecido, reaproveitando resíduos têxteis da nossa própria fábrica para essas confecções”, explicou Cathyelle Schroeder, diretora de marketing e comunicação da Riachuelo.

Durante o evento, realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (17), a Riachuelo compartilhou o processo de confecção sustentável e artesanal dos uniformes que foram desenvolvidos em Natal (RN) e também no semiárido do estado do Rio Grande do Norte.

Campeã olímpica em Tóquio 2020, Rebeca Andrade já vestiu os uniformes de Paris 2024 – Divulgação / Riachuelo

“O desafio que levamos para a Riachuelo, há dois anos, era o de conseguir sintetizar no uniforme de desfile do Time Brasil nossa ambição como marca, um novo posicionamento mais moderno e inovador, a influência do local e a vontade de, nesse momento icônico, inesquecível e extremamente especial para os atletas, conseguir expressar o que há de melhor no Brasil”, contou Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.

“E só uma empresa como a Riachuelo poderia tangibilizar e tornar isso ainda mais incrível do que imaginávamos. Desde o processo criativo, conceitual, até a execução, em cada momento e em cada profissional envolvido, enxergamos a emoção, a paixão e a excelência que movem o Time Brasil. O resultado de cada peça, de cada modelo, é espetacular, e tenho certeza de que estamos oferecendo para os atletas um embarque em busca dos seus sonhos, e um motivo de alegria para todo o movimento olímpico, quando chegar a hora de mostrar para o mundo o orgulho que temos de ser brasileiros”, completou o executivo.

Os uniformes

Os uniformes exploram a fauna e a flora do Brasil, ilustrando a força e o tamanho da biodiversidade brasileira. A cartela de cores das camisetas faz alusão à bandeira do país, com tons de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças. A modelagem foi pensada especialmente para proporcionar elegância, apostando em cortes finos e, ao mesmo tempo, modernos, que valorizam os traços dos atletas.

Além disso, as peças ainda trazem referências de moda do país-sede, como as listras breton e a saia midi rodada. As jaquetas jeans, por sua vez, foram bordadas, uma a uma, pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade situada no semiárido do Rio Grande do Norte, que recebem o apoio do Instituto Riachuelo para fortalecer a economia local e a força feminina da região. O bordado, feito inteiramente à mão, reflete a habilidade e qualidade artesanal do país, diferenciando as peças de forma que nenhuma fica igual. De acordo com a marca, “todas são exclusivas e únicas em suas linhas e técnicas”.

“Nossas cores, a alegria do povo e nossa descontração foi o que primeiro moveu o time de estilistas da Riachuelo a criar peças que trouxessem esses aspectos, e não fosse apenas um uniforme esportivo ou um traje excessivamente sério”, resumiu Cathyelle Schroeder.

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