Reportagem especial sobre uso da água por fábricas e corporações mostra que unidades no Mato Grosso do Sul utilizam bilhões de litros de água por ano, sem pagar nada por isso.
O texto é do site ”A Publica”, que revelou que a maior parte do Brasil não cobra pelo uso de água, mesmo o recurso sendo fundamental para o funcionamento de negócios empresariais bilionários no País.
A matéria listou 44 empresas que mais captaram água em 2022 no Brasil. Essas fábricas pagaram, em média, 5 centavos para cada 10 mil litros de água.
Suzano diz que faz uso eficiente da água na produção (Foto: reprodução site Suzano)
MS
Ainda segundo A Publica, entre as campeãs de captação de água estão as grandes empresas do agro, como as do setor sucroalcooleiro e de papel e celulose.
O estado, reflete o site, concentra outorgas das gigantes de papel e celulose, com volume anual de 334,2 bilhões de litros, segundo levantamento da reportagem. Apesar disso, MS não é abrangido por nenhum comitê de bacia interestadual, por isso as empresas que usam água de fontes federais não pagam nada.
A empresa Suzano, uma das líderes mundiais do setor, foi citada como a que mais capta água e que mais pagou por ela em outras unidades da federação. Porém, nada foi pago pelos 142,6 bilhões de litros de água autorizados para captação em Três Lagoas, onde está a maior parte da produção da empresa.
Isso ocorre, apurou a reportagem, porque a empresa está distribuída em várias partes do país e apenas em algumas delas há comitês de bacia com cobrança instituída. O valor foi pago a três comitês, sendo a maior fatia – R$ 8,3 milhões – para o comitê do rio Doce, corpo hídrico em que está localizada a maior outorga individual da Suzano.
A Suzano afirmou que “que suas unidades operacionais captam volumes de água abaixo das outorgas concedidas” e que isso seria resultado do que a empresa chamou de “operação ecoeficiente de seus processos industriais”.
Disse também que ”está comprometida em seguir as melhores práticas de mercado para reduzir o consumo de água”. A companhia apontou que ”possui representantes em todos os Comitês de Bacia existentes nas regiões onde opera, e cumpre integralmente todos os compromissos estabelecidos pelos Comitês, apoiando ativamente iniciativas determinadas, com ênfase na disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos”.