Águila transformou gols perdidos no Campeonato Colombiano em descontos na compra de cerveja

Um aspecto que poderia ser considerado negativo em uma competição esportiva serviu para impulsionar as vendas de uma de suas principais patrocinadoras.

Cerveja oficial da División Mayor del Fútbol Colombiano (Dimayor), a Águila lançou neste ano uma campanha com mote arriscado, já que expunha um aspecto supostamente frágil da competição patrocinada pela marca. No caso, a aparente baixa quantidade de gols que costuma ser registrada no decorrer da competição.

A promoção consistiu na instalação de quatro painéis tridimensionais próximos às metas (dois de cada lado de campo), com o objetivo de registrar os gols perdidos pelos clubes, durante as partidas.

Se a bola atingisse um dos painéis, torcedores presentes ao estádio poderiam comprar cerveja Águila com desconto, que ia aumentando a cada gol “não oficial”, modo como a marca apelidou os tentos perdidos e que não contavam para o placar final dos jogos.

Além do público nos estádios, os descontos, que iam de 5% a 35%, também eram válidos para usuários da plataforma de delivery de bebidas TaDa. Tanto o aplicativo quanto a Águila são propriedades da Bavaria S.A, maior cervejaria da Colômbia.

Resposta bem-humorada

Os painéis que registraram os gols não-oficiais começaram a ser utilizados em abril e representaram, de certa forma, uma resposta bem-humorada a uma afirmação feita pelo Varsky Sports, da Argentina, segundo a qual a Liga Colombiana seria uma das menos goleadoras da América do Sul.

Criado pelo jornalista argentino Juan Pablo Varsky, o Varsky Sports atualmente é propriedade da Playmaker e conta com perfis em diferentes redes sociais, dedicados à cobertura esportiva. Apenas no Instagram, são 233 mil fãs, enquanto no X (antigo Twitter) são 2 milhões de seguidores.

O vídeo de lançamento da promoção citou a afirmação do Varsky Sports, a respeito da suposta baixa quantidade de gols na competição colombiana. Um dado interessante, porém, é que a edição de 2023 da Dimayor registrou 1.024 gols em 452 jogos, resultando numa média de 2,27 por partida.

Esse índice pode ser menor que os 2,49 gols por jogo, verificados no Brasileirão 2023. Mas é superior, por exemplo, à média do Campeonato Argentino, que foi de 2,08 neste ano.

“Como patrocinadores históricos da alegria do futebol, decidimos intervir extraoficialmente no jogo para que uma estatística negativa, como gols perdidos, se torne motivo de comemoração positiva, seja do seu time ou do rival, em todos os cantos da Colômbia onde a paixão pelo futebol é vivida. O esporte está evoluindo no mundo e é hora de a publicidade em torno dele evoluir também”, disse Diego Pomareda, diretor da marca.

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