Alan Guedes suspende ativação de radares e lombadas eletrônicas em Dourados

Prefeito anunciou a medida nesta segunda-feira; município priorizará educação e terá Escola de Trânsito


event_available 31/07/2023 |
access_time 10:18 horas
Prefeito Alan Guedes atendeu a imprensa nesta segunda-feira e comunicou a decisão de suspender ativação dos radares (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Os radares e lombadas eletrônicos instalados em Dourados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) não serão mais ativados. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Dourados e comunicada pelo prefeito Alan Guedes nesta segunda-feira (31) em entrevista coletiva realizada na sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Segundo ele, devem ser intensificadas ações educativas, entre elas, a implantação da Escola Pública de Trânsito.

De acordo com o prefeito, o excesso de velocidade é um problema que precisa ser disciplinado no trânsito douradense, mas que a Agetran deve apostar no caminho da educação dos condutores. “Não tenho dúvida de que reduzir a velocidade diminui os acidentes. Mas apesar do objetivo bem definido, tenho ouvido muito as pessoas. Ouvi entidades, motoristas, motociclistas e também pedestres. E essas conversas me fizeram tomar uma decisão: os radares e lombadas eletrônicas estão suspensos em Dourados”, determinou.

Nos últimos meses, foram instalados 41 equipamentos nas vias urbanas de Dourados e a previsão de funcionamento, depois de um mês de período educativo, era o último dia 25 de julho. Porém, um dia antes, o Detran comunicou à Prefeitura que esse prazo não seria cumprido por atraso na ativação do sistema. “Esse é um dos motivos para tomarmos essa decisão. Havia uma previsão para a entrada em operação e nós fomos informados no dia 24 de que isso não aconteceria como esperado e informado à população de Dourados”, disse o prefeito.

Radares seriam ativados no último dia 25, mas atraso do Detran levou à decisão pela suspensão (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Para aumentar a disciplina no trânsito de Dourados e buscar a redução no número de acidentes, principalmente com vítimas, serão instalados redutores físicos padronizados de acordo com a legislação, equipamentos já adquiridos e intensificar o posicionamento estratégico das equipes de segurança viária, com intervenções nos cruzamentos onde há o maior índice de sinistros de trânsito. Estão previstos também aumento na fiscalização em parceria com a Guarda Municipal, inclusive com a utilização dos conhecidos bafômetros, para combater a combinação “álcool e direção”, outro problema crônico.

“Vamos avançar nessas ações. Esses equipamentos serão instalados seguindo estudos técnicos em locais mapeados pela Agetran. Além disso, vamos ampliar a sinalização viária através do projeto Cruzamento Seguro e a sinalização em frente às escolas. Tudo isso a gente espera que supra a necessidade da implantação de radares”, explica Alan Guedes.

Educação no Trânsito

Paralelamente às ações práticas, a Agetran deve aumentar as campanhas educativas por meio de blitz educativas, palestras, cursos, vídeos e outdoors. Alan Guedes disse ainda que a Prefeitura de Dourados vai implantar a Escola Pública de Trânsito, que levará o nome de “Prefeito José Elias Moreira”. O político homenageado foi chefe do executivo municipal entre 1977 e 1982 e faleceu em março deste ano. 

“Vamos ampliar as ações educativas, inclusive com a criação da Escola Pública de Trânsito, cujo projeto de criação será remetido à Câmara Municipal ainda no mês de agosto. Isso vai permitir que a gente possa ampliar as ações de educação no trânsito com mais autonomia e acesso ao Fundo Municipal de Trânsito com recursos já disponíveis”, completa.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
94% 20% 3m/s 200deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS