ALEMS inicia campanha de arrecadação em prol do Rio Grande do Sul

“Vamos ajudar os nossos irmãos gaúchos”, disse Mara Caseiro

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, inicia nesta segunda-feira (20) a campanha de arrecadação em prol do Estado do Rio Grande do Sul. Durante reunião técnica realizada nesta tarde, no Plenarinho Nelito Câmara, a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da ALEMS e presidente da Escola do Legislativo, disse que o momento é de solidariedade. “A Assembleia Legislativa, sensibilizada, entendeu que é muito providencial que possamos neste momento arrecadar aqui no Parlamento, por meio da parceria com a Escola do Legislativo. Nós entendemos a importância e iniciamos hoje, dia 20 de maio, a campanha para arrecadação de donativos para assim ajudarmos os nossos irmãos gaúchos. Arrecadaremos materiais de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis pediátricas e geriátricas, produtos de uso íntimo, principalmente destinados às nossas mulheres”, explicou a parlamentar.

Mara Caseiro ressaltou a parceria com a Defesa Civil do Mato Grosso do Sul. “Estabelecemos uma parceria com o Governo do Estado, através da Defesa Civil, que vai recepcionar tudo o que for doado aqui para a Assembleia Legislativa e enviar aos gaúchos. Eu acho que é o mínimo que a gente pode fazer quando nos colocamos na situação de todo aquele povo que está sofrendo. E eu tenho certeza que se fosse ao contrário, se a gente estivesse passando pelo que eles estão passando, existiria esse mesmo espírito de solidariedade e de amor ao próximo e estaríamos recebendo também”, pontuou.

A esposa do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), Kátia Claro, colocou que o chamado será atendido com presteza e carinho. “Hoje entregamos mais de três mil itens no encerramento da campanha do agasalho, então com cada um fazendo sua parte conseguimos colaborar e ajudar”, apontou Kátia que ainda complementou que a Assembleia Legislativa também receberá doações na Festa Junina do Parlamento, que será no dia 22 de junho. “Sabemos que essas contribuições são bem-vindas e temos a certeza que, juntos, podemos dar um alento de alguma forma para amenizar todo esse sofrimento. E a gente também tem certeza que esse esforço em conjunto vai ser muito produtivo”, enfatizou Kátia Claro.

O coordenador adjunto da defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Coronel Barros, considerou que a campanha é um desafio e sugere os produtos mais necessitados no momento. “O povo sul-mato-grossense está de parabéns e têm participado incansavelmente das arrecadações. É importante essa participação, ajuda e conscientização, pois o gaúcho passa por algo imensurável, então a necessidade é grandiosa. Nós iniciamos hoje essa arrecadação com a Assembleia Legislativa e sugerimos materiais de limpeza e higiene pessoal, sabonetes, shampoos, cobertores – pois o povo gaúcho passa por um período de muito frio e chuva -, colchões, travesseiros, além de materiais de limpeza para faxina em geral”, sugeriu.

Coronel Barros, da Defesa Civil, orientou sobre os itens a serem doados

Ele esclareceu como funcionam os centros de distribuições das doações em Campo Grande. “O recebimento e coleta demandam organização, porque para enviarmos esses materiais ao Rio Grande do Sul são necessários montarmos as linhas de processo. Hoje temos recebimentos grandiosos no espaço Albano Franco e outros nos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s), por iniciativas dos próprios CTG’s”, informou. 

O profissional também comentou que o impacto da tragédia é muito grande e que não se sabe quanto tempo levará para se recuperar de algo tão avassalador. “Hoje há 154 mortes, várias pessoas desaparecidas e 700 mil pessoas desalojadas, que saíram das suas residências e estão em casa de parentes no Rio Grande do Sul. A nossa Defesa Civil está no estado gaúcho com 17 agentes e os cães que procuram pessoas que foram soterradas por conta de vários deslizamentos”, ressaltou.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, este é um momento na história do nosso país muito delicado. “Ficamos nos questionando o que realmente as pessoas estão vivendo neste momento. Então, quem tem sensibilidade ajudará nesta campanha e faremos uma das maiores ações sociais em prol dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Estamos aqui nesta tarde para clamar a cada um que possamos nos unir e demonstrar solidariedade e fraternidade aos gaúchos”, argumentou.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
53% 0% 4m/s 80deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS