ALEMS sedia seminário sobre inclusão de autistas no trânsito e transporte

Por solicitação da Associação Nacional dos Agentes Rodoviárias Federais (ASNARF), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sedia, nesta sexta-feira (12), o “2º Seminário de Segurança Pública Inclusiva”. O evento será realizado das 8h às 18h no plenário Deputado Júlio Maia, no Parlamento estadual. Na ocasião, os participantes debaterão sobre o respeito, a segurança e a convivência no trânsito com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A realização do seminário na ALEMS foi requerida pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Casa de Leis, em atendimento à ASNARF. No ofício enviado ao parlamentar, a Associação informa que o evento objetiva “promover a divulgação da legislação brasileira a respeito do Transtorno do Espectro Autista, com ênfase nas ações de segurança no trânsito e transporte, ampliando a consolidação de políticas públicas de identificação, convivência e inclusão de pessoa com autismo”. O tema do seminário é “Conscientização sobre o autismo, com foco na valorização das capacidades”.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), é crescente a quantidade de autistas que se habilitam como condutores de veículos. No entanto, eles enfrentam muitas dificuldades. “Aumento recente no número de pesquisas, que analisaram a direção de veículos automotores por pessoas com TEA, propiciou melhor compreensão da habilidade como motorista dessas pessoas. Embora muitas obtenham carteira de habilitação como motoristas e sejam capazes de conduzir um veículo automotor com segurança, há estudos que indicam que a aquisição de habilidades de direção segura é difícil para parte delas”, afirma a ABRAMET.

O TEA, segundo o Ministério da Saúde, “é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento”. A pasta informa, ainda, que “o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida”.

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