O Amazon Prime Video está próximo de acertar com a LiveMode um contrato para adquirir um pacote de 38 jogos do Brasileirão dos times que integram a Liga Forte União (LFU). O acordo seria válido para 2025 a 2027.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, a proposta está bem encaminhada, mas ainda depende da aprovação dos clubes que integram a LFU. A reunião deve acontecer na semana que vem. Os valores são mantidos sob sigilo.
A plataforma de streaming pode se tornar a segunda empresa a assinar com o bloco de clubes para exibir partidas do torneio, após Record (TV aberta), que adquiriu um pacote de um jogo por rodada.
As partidas na Record devem ser compartilhadas com o YouTube. A rede social negocia exibir esses jogos para serem exibidos na CazéTV, em acordo semelhante ao que já possui com a LiveMode para o Paulistão.
Pacotes
O pacote oferecido ao Prime Video teria jogos exclusivos dos times da LFU na plataforma de streaming da Amazon. O Forte União se fortaleceu para a venda desses direitos com a adesão do Corinthians ao grupo, assinada em julho.
Integram a LFU entre os times que disputam a Série A do Brasileirão em 2024: Atlético-GO, Athletico, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Caso esses dois pacotes (Prime Video e YouTube) sejam efetivados, a LiveMode pode oferecer ao mercado outros dois pacotes, cada um com uma média de dois jogos por rodada. Para isso, teria que manter sua representatividade atual na Série A do Brasileirão, na qual conta com 12 times.
A estratégia é semelhante a que já é feita na venda dos direitos de mídia do Paulistão, no qual a LiveMode, parceira da Federação Paulista de Futebol (FPF), também tem fatiado as transmissões entre várias plataformas.
Tamanho
Atualmente, a LFU corre o risco de perder três times: Corinthians, Cuiabá e Atlético-GO estão no Z4. O maior revés seria a queda do time paulista, sua principai atração, que prejudicaria bastante a venda desses direitos para 2025.
Por outro lado, o grupo pode manter o mesmo número de equipes com as subidas de Novorizontino, Mirassol e Vila Nova, que atualmente integram o G4 da Série B.
A Libra perderia o Vitória, hoje na zona de rebaixamento, mas teria a volta do Santos, que ocupa a quarta posição na divisão de acesso. Até o final do ano, porém, muito perde e ganha ainda irá acontecer.