O Comitê Olímpico do Brasil (COB) conquistou 2,5 milhões de novos seguidores nas principais redes sociais durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, disputados entre julho e agosto. Foi o maior crescimento entre os comitês olímpicos O levantamento, divulgado pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (Anoc), apontou que o Time Brasil obteve um aumento de 42% de seguidores durante o evento.
Estados Unidos (2,1 milhões), Grã Bretanha (634,5 mil), México (398,6 mil) e França (363, 5 mil) vieram logo na sequência. O levantamento levou em consideração as plataformas Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X, que não estava bloqueado no Brasil durante os Jogos.
Ao todo, houve crescimento de 8,9 milhões nas plataformas dos comitês filiados, um aumento de 117% em relação a Tóquio 2020, disputado em 2021 por conta da pandemia de covid-19 e limitado pela ausência de torcida nas arenas e com fuso horário ruim para boa parte do mundo, incluindo o Brasil.
Durante os Jogos de Paris, houve, na soma geral, pouco mais de 56 mil publicações que tiveram um engajamento de 303 milhões em todas as plataformas.
“Nosso principal objetivo é promover e valorizar o esporte olímpico brasileiro. Poder alcançar tantas pessoas, tornando-se o Comitê Olímpico Nacional que mais ganhou seguidores, só demonstra o comprometimento do COB em aproximar os brasileiros do dia a dia dos nossos atletas, por meio da produção e transmissão de conteúdos de qualidade”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB no último ciclo olímpico, que não conseguiu se reeleger a um novo mandato na última semana.
Os perfis do Time Brasil no Instagram, TikTok, Facebook e X realizaram mais de 4.000 publicações durante o período de competições.
Além disso, segundo o COB, foram mais de 100 milhões de visualizações nos vídeos publicados e mais de 1 bilhão de impressões, isto é, o número de vezes em que os conteúdos foram exibidos.
Somente no Instagram, o Time Brasil registrou alcance de 76 milhões de usuários, além de crescimento de 178% em seguidores durante os Jogos. Com isso, chegou a mais de 3 milhões de pessoas e alcançou a marca de ser o comitê mais seguido do mundo.
“Vivemos um momento em que existe aumento de interesse do público em relação ao Time Brasil e, ao mesmo tempo, temos produzido e transmitido cada vez mais conteúdo para que essas pessoas continuem acompanhando o esporte olímpico”, avaliou Paulo Conde, diretor de comunicação do COB.
“Queremos que nossos atletas e modalidades possam ser vistos todos os anos, sete dias por semana, não somente durante os Jogos Olímpicos. Essa é a cultura que queremos implantar em nossas plataformas de comunicação“, concluiu.