A Bridgestone decidiu não renovar o acordo de patrocínio que possui com o Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 2014. Com isso, o contrato será encerrado no próximo dia 31 de dezembro.
De acordo com a fabricante de pneus, a decisão foi tomada após uma reavaliação da estratégia de patrocínios da empresa. A partir de janeiro de 2025, o foco será no automobilismo, ou, como a própria marca destacou, em “plataformas globais de esportes motorizados mais endêmicas”.
A Bridgestone fez parte do programa Top do COI desde 2014, envolvida, portanto, com três ciclos olímpicos (Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024), além de ser parceira do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) em dois ciclos paralímpicos (Tóquio 2020 e Paris 2024). De acordo com o site britânico SportsPro Media, em dez anos, a multinacional desembolsou US$ 340 milhões, em um acordo que incluiu propriedades como pneus, bicicletas automotoras e rolamentos de isolamento sísmico, entre uma variedade de outros produtos.
Saída das japonesas
Com a saída da Bridgestone, subiu para três o número de empresas japonesas que decidiram não renovar com o COI para o ciclo de Los Angeles 2028. Antes, Toyota e Panasonic também já haviam anunciado o encerramento dos seus acordos. Além delas, a Atos também não seguirá com o patrocínio.
Com isso, o programa Top terá uma queda brusca de 15 para 11 marcas a partir de janeiro de 2025. E o número ainda pode aumentar, uma vez que a Intel também tem seu contrato sendo encerrado em dezembro deste ano e ainda não anunciou se continuará ou se também terminará o acordo.
Por conta das saídas, o COI deverá ir de forma pesada ao mercado até o início do ano que vem na tentativa de recuperar o montante considerável que deixará de receber. Segundo o SportsPro Media, o programa Top contribuiu com cerca de 30% da receita de US$ 7,6 bilhões da entidade durante o ciclo de Paris 2024 (o equivalente a US$ 2,3 bilhões). Foi a segunda maior fonte de receitas do COI, atrás apenas da venda dos direitos de mídia, que renderam US$ 4,5 bilhões no mesmo período.
Por enquanto, as dez marcas que certamente continuarão com o patrocínio até Los Angeles 2028 são: Airbnb, Alibaba, Allianz, Coca-Cola, Corona Cero, Deloitte, Omega, Procter&Gamble (P&G), Samsung e Visa.