A Copa América 2024 contará com Argentina e Colômbia em sua grande final. As seleções se enfrentam no domingo (14), a partir das 21h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA).
A disputa em campo promete ser acirrada, já que ambas as equipes vivem uma boa fase. A Argentina chega para o duelo como atual campeã da Copa América, podendo se tornar a maior vencedora da história do torneio, e da Copa do Mundo, enquanto a Colômbia não é derrotada há 28 jogos.
Ainda assim, o favoritismo para a decisão fica ao lado da Argentina. Além de ser considerada uma das melhores seleções da atualidade, os argentinos possuem uma vantagem ampla sobre a Colômbia em um universo importante, do mundo dos negócios.
O domínio da Argentina começa no valor dos seus jogadores, em sua maioria campeões mundiais em 2022. A seleção argentina ainda tem como seu principal nome o craque Lionel Messi, artilheiro da equipe na história, com 109 gols, e eleito oito vezes o melhor do mundo.
Considerando todos seus jogadores, a Argentina possui um valor estimado de € 805 milhões, de acordo com a plataforma especializada Transfermarkt.
A Colômbia possui um elenco mais equilibrado, com algumas peças de destaque, sendo a principal o meio-campista James Rodríguez, jogador do São Paulo. Ainda assim, o valor estimado da seleção colombiana fica bem abaixo da rival e soma € 282,9 milhões.
O domínio argentino se estende para o âmbito comercial. A AFA (Associação de Futebol Argentina), sem considerar seus acordos regionais, conta com quase 30 patrocinadores, com Adidas e American Express como os principais.
Entre seus parceiros, destacam-se marcas globais, como Coca-Cola, Gillette, McDonald’s, Panini, Konami, Always, Assist Card, Powerade e Socios.com, entre várias outras.
A FCF (Federação Colombiana de Futebol), que completa seu 100º aniversário em 2024, por sua vez, conta com 11 parcerias que envolvem a seleção principal masculina, que também tem a Adidas como fornecedora de material esportivo.
Além da marca alemã, a Colômbia também possui os patrocínios de Movistar, Bancolombia, Aguila, Assist Card, Homecenter, Colombiana, BetPlay, Avianca, Caracol Televisión e Canal RCN.
Nas redes sociais, a Argentina também supera os colombianos. Só no Instagram, a seleção de Messi e Di Maria soma mais seguidores do que a Colômbia acumula em três das principais plataformas (Instagram, X e TikTok).
A Argentina conta com 14 milhões de seguidores no Instagram, 6 milhões no X e 2,6 milhões no TikTok, um total de 22,6 milhões.
A Colômbia, por sua vez, possui 4,7 milhões seguidores no Instagram, 5,9 milhões no X e 1,2 milhão no TikTok, um total de 11,8 milhões.