A SAS (Secretaria de Assistência Social) prepara uma orientação e até ajuda para moradores de rua em meio a exposição ao sol e ao perigo de morte por causa da extrema onda de calor que faz em Campo Grande. As temperaturas podem chegar aos 40°C nos próximos dias.
A ação contará com uma orientação as pessoas sobre o perigo de desidratação e a importância de buscar apoio nas unidades de acolhimento e no Centro Pop.
De acordo com a gerente de Proteção de Média Complexidade, Mayza Reis, as equipes do Seas estão intensificando as abordagens nos pontos da cidade onde há maior incidência de pessoas em situação de rua e reforçando a importância de aceitarem acolhimento em uma das quatro unidades da Rede de Assistência Social do município.
Para as pessoas que ainda assim recusam o acolhimento nas unidades, as equipes orientam e fazem o encaminhamento, caso exista o aceite do usuário, ao Centro POP, que é um ponto de apoio à população em situação de rua, localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro.
No local, além de três refeições diárias, é possível realizar a higiene pessoal, lavar roupas e se hidratar nos bebedouros da unidade. A mesma estrutura é disponibilizada nas unidades de acolhimento.
O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza atendimento à população de rua nas sete regiões da Capital, por meio de busca ativa e denúncias feitas através dos celulares (67) 99660 6359 e (67) 996601469, disponíveis para a população. O trabalho é realizado pelas equipes, que fazem abordagens sociais 24h por dia, nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana.