A Receita Federal irá limitar o atendimento virtual a partir do dia 25 deste mês. De acordo com a organização, a medida visa garantir que todos os brasileiros tenham acesso justo e eficiente a todos os serviços públicos digitais.
Uma das justificativas da Receita é de que a robotização desproporcional prejudica o acesso de milhares de contribuintes “consumindo recursos computacionais em excesso”.
O serviço é um portal eletrônico que permite a comunicação direta entre o contribuinte e a Receita Federal, onde é possível solicitar dados, praticar atos e cumprir obrigações de maneira muito mais ágil e simples.
A Receita Federal destacou que a medida não irá atingir àqueles contribuintes que usam o recurso de forma racional, e sim que não usa o portal de forma moderada. A medida anunciada há dois dias tem provocado descontentamento principalmente em contadores e servidores que trabalham diretamente com o auxílio da inteligência artificial.
Após a mudança, cada contribuinte poderá ter no máximo 15 sessões abertas no E-cac, Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal, onde cada sessão será equivalente a um acesso entre dois dispositivos diferentes como computadores, celulares ou tablets
Com cerca de 200 comentários nas redes sociais da Receita Federal, alguns reclamaram da medida.
“Isso é um absurdo!! Já não existe mais atendimento presencial, a única coisa que salva a gente é o robô, agora será limitado isso também? Invistam em tecnologia”, destacou uma mulher. Para acessar o chat, o contribuinte também precisa utilizar o certificado digital ou o código de acesso e a senha.