Aumento de cracolândias preocupa moradores em Dourados

Dourados enfrenta aumento significativo no número de redutos de consumo de drogas e permanência de usuários, conhecidos popularmente como ”cracolândias”. 

Segundo o Dourados News, essas áreas estão distribuídas em diversas regiões da cidade, gerando preocupação para moradores e autoridades. 

O site local conversou com a coordenadora da Rede de Assistência Social, Cintia de Souza Neto e com a secretária de Assistência Social, Fabiana Baggio. 

Ainda de acordo com o Dourados News, Fabiana ressaltou que a pasta faz abordagens sociais nas diversas regiões do município. 

”Esse serviço realiza escuta qualificada de suas demandas e os encaminha para os serviços socioassistenciais, de saúde e sistemas de garantias de direitos conforme a necessidade diagnosticada”, afirmou Baggio. 

A secretária de Assistência Social observou também que há o Centro POP, que faz atendimentos especializados para pessoas em situação de rua. 

”O objetivo é desenvolver a sociabilidade, fortalecer e construir novos vínculos interpessoais e/ou familiares bem como a construção de novos projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo da saída da situação de rua”, completou a titular da pasta. 

Cintia Souza Neto citou atuação dos CAPS em Dourados (Foto: reprodução Dourados News)

Tratamento

A coordenadora Cintia Neto afirmou que Dourados possui serviços específicos de acompanhamento de dependentes químicos e usuários de álcool nos CAPS. 

”O CAPS adulto, por exemplo, realiza cerca de 40 atendimentos por dia, enquanto o CAPS infanto juvenil atende cerca de 25 pessoas por período”, detalhou a gestora. 

Neto ressalta que a dependência é uma condição de saúde complexa, influenciada por diversos fatores, como problemas de vinculação familiar e fragilidade de direitos.

”Por isso, o trabalho dos CAPS visa tratar a pessoa de forma integral, buscando sua reinserção na sociedade”, destacou. 
CAPS 

O CAPS de Dourados atende das 7h às 17h, de forma ininterrupta, e funciona na modalidade ‘porta aberta’, ou seja, segundo o site local não exige encaminhamento para atendimento. 
 

Cintia ressaltou que, em razão do aumento da demanda por esses serviços, o Município luta por melhorias, inclusive na possibilidade de um CAPS 24 horas. 

Endereços 

CAPS II – R. Ponta Porã, 2260
CAPS Infantil – Rua João Rosa Góes, n° 1.650
CAPS AD – R. Gustavo Adolfo Pavel, 2655

Fronteira

A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Dourados, segue o site,  têm intensificado as rondas noturnas em várias regiões para coibir  o tráfico e reduzir os índices de criminalidade. 

O Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados, tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão, afirma que a proximidade com a fronteira com o Paraguai contribui para o aumento das cracolândias. 

O policiamento, detalhou o militar, é realizado com base em dados de inteligência e mapeamento criminal e tem apresentado resultado positivo principalmente na redução de furtos que chega a mais de 20% se comparado ao mesmo período do mês de abril em 2023 e 2024.

“Já na parte repressiva, somente o 3º BPM apreendeu mais de 1,5 tonelada de drogas, o que representa um aumento substancial de mais de 60% em relação ao mesmo período de 2023 (Janeiro a Abril). Esse valor de apreensões é bem maior quando se fala dos outros órgãos que integram a segurança pública nos níveis municipal, estadual e federal que atuam em Dourados”, afirmou Samuel.
 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
18°C
77% 0% 3m/s 240deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS