Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela desfila na avenida no carnaval de Campo Grande

Os alunos da Banda Down Rítmica da Associação Juliano Varela, vão cair no samba no carnaval deste ano em Campo Grande. Composta por integrantes com autismo e Síndrome de Down, eles se apresentarão na próxima segunda-feira (12) no desfile dos blocos de carnaval da cidade.

A banda fará parte da bateria inclusiva da escola Herdeiros do Samba, que entra na avenida na segunda-feira (12), às 19 horas. Antes disto, nesta sexta-feira (9), o bloco da Juliano Varela vai agitar a Arena do Horto Florestal, juntamente com o bloco carnavalesco Inclusivo “Nada sobre nós, sem nós”, formado pelo carnavalesco Damião Zacarias, para mostrar que a folia é para todos. Os alunos tocarão marchinhas de Carnaval.

Fundada em 2007 e com 22 componentes, a banda existe há 16 anos, sendo a primeira banda no Brasil formada unicamente por integrantes com Síndrome de Down. Atualmente, a banda abriu espaço para outras deficiências intelectuais, como o autismo, promovendo a melhoria na socialização e inclusão.

Os integrantes fazem parte da Associação Juliano Varela, que atende 1.311 pessoas, entre bebês, crianças, jovens e adultos, com Síndrome de Down, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Microcefalia e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sem fins lucrativos, a associação atua na defesa e garantia de direitos e no atendimento direto de pessoas com deficiência intelectual. O público alvo são crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade e familiares, atendidos nas áreas de assistência social, reabilitação, trabalho, cultura, esporte, lazer e educação, visando facilitar a sua integração e emancipação social.

A Banda já se apresentou no Festival de Inverno de Bonito, na Câmara Federal em Brasília e em várias cidades de Mato Grosso do Sul. Em 2023, os integrantes receberam moção de congratulação, indicado pelo deputado João César Mattogrosso.

Serviço
Carnaval da Inclusão

09/02, das 16h às 22h – Encontro dos foliões do Bloco Carnavalesco Inclusivo “Nada sobre nós, sem nós”;

12/02 – 19h – desfile da escola de samba Herdeiros do Samba (participação na bateria inclusiva).



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS