O bandido baleado ao invadir casa de subcomandante da PM, nesta sexta-feira (26), tentava furtar fios de cobre. Homem foi flagrado pela policial em cima da residência praticando o furto.
Segundo o registro policial, a subcomandante estava em casa, no bairro Coophamat, quando, por volta das 6 horas, escutou um barulho no telhado. Ao verificar, flagrou o criminoso cortando a fiação.
A policial então ordenou que o homem descesse do local, contudo o bandido ignorou a ordem. Pouco depois, segundo ela, o criminoso pulou para fora, caindo em frente da subcomandante.
Ela imediatamente ordenou que ele deitasse no chão e colocasse as mãos na cabeça, enquanto empunhava uma arma. O homem, no entanto, se negou, levantou e caminhou em direção a ela com uma faca em mãos.
A subcomandante, para se defender, efetuou um disparo contra o criminoso, porém, mesmo assim, segundo relato da policial, ele continuou a investida em sua direção. Se sentindo ameaçada, ela efetuou mais dois disparos.
Após os tiros, o homem fugiu do local, sendo perseguido pela policial. Cerca de três quadras de distância, ele sucumbiu, caindo ao chão, na Rua Jurumenha.
Após a detenção, a policial pediu que um morador acionasse o socorro. O homem foi atendido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico Urgente) com um ferimento na lateral do abdômen. Ele foi encaminhado para a Santa Casa, consciente.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a casa da subcomandante para a preservação do local. A polícia Civil e perícia foi chamada e encontraram duas cápsulas deflagradas e uma faca. A pistola utilizada também foi apreendida.
O criminoso, preso em flagrante, passou por audiência de custódia neste sábado (27). O Ministério Público manifestou-se a favor da conversão da detenção em prisão preventiva, sendo concedida pela justiça.
Segunda invasão em 7 meses
A invasão na casa da subcomandante é a segunda em 7 meses. A primeira aconteceu em setembro de 2023.
Na ocasião, segundo a Polícia Militar, a policial estava dormindo, quando por volta das 2 horas, o marido acordou depois de ouvir um barulho e encontrou a porta de vidro arrombada e o bandido dentro da casa armado.
O marido que é tenente-coronel da PM se identificou como policial e determinou que bandido se entregasse, mas ele fugiu.
Durante a fuga, o bandido apontou a arma ao policial, mas acabou levando um tiro no tórax. Ele abandonou a arma e tentou fugir, mas caiu poucos metros a frente.
O policial pediu socorro a um veículo que passava no momento, e quem socorreu foi o próprio irmão do baleado. Ele afirmou que o atingido é usuário de drogas e pratica crimes na região.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro ao baleado. A arma jogada pelo ferido foi encontrada, uma calibre 32 com numeração raspada.
O local do crime fora preservado pelas equipes policiais até a chegada da Perícia Técnica que se fez presente, havendo a entrega das armas do autor e da vítima entregas para serem periciadas. Fora ainda encontrada uma chave de fenda, objeto utilizado pelo autor do crime para realizar o arrombamento da porta da residência.