O expediente termina e o treino começa. É assim todo fim de tarde de Silvano Venâncio de Carvalho, 51 anos, servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A decisão do servidor de virar a página da vida sedentária e levar a sério o cuidado com a saúde foi tomada na primeira Corrida dos Poderes, realizada em outubro de 2023. De lá para cá, são cinco quilômetros diários de corrida, rotina que dá confiança a Silvano de buscar um lugar no pódio na edição deste ano.
(Foto: Arquivo pessoal)
“Tudo começou na primeira Corrida dos Poderes, no ano passado. Na época, eu participei da caminhada. Estava acima do peso e achei que não estava bem para correr”, lembra-se. Ele conta que o evento serviu de estímulo para tomar uma decisão: adotar, com determinação, uma rotina de prática de atividade física. De segunda a sexta-feira, corre cinco ou seis quilômetros e, aos sábados, faz 12 quilômetros, seis de corrida e seis de caminhada.
O espaço dos treinos de Silvano tem dupla vantagem: abriga o seu local de trabalho e é repleto de verde. “Eu saio da Assembleia às 5 horas da tarde e, antes de ir para casa, treino aqui mesmo no Parque dos Poderes. Corro durante uma hora. Todos os dias”, contou. No carro, tênis, camiseta e bermuda são acessórios obrigatórios. Terminado o expediente, Silvano troca de roupas e de atividade: da rotina de horas sentado e trabalhando em um computador para uma hora movimentos mais intensos, que proporcionam saúde e bem-estar físico e mental.
Os novos hábitos, nascidos com o estímulo da primeira Corrida dos Poderes, não se limitam à corrida e caminhada. “Entrei em um grupo de corrida, voltei pra academia e faço pilates. Estou fazendo dieta alimentar e treinando todos os dias. Tudo por incentivo da corrida dos Poderes”, contou o servidor.
A contabilidade dos resultados não está apenas no decréscimo na balança, mas também acréscimos em coisas boas da vida. “Minha vida melhorou bastante. Estou dormindo bem, melhorei o meu astral, a convivência com os colegas de trabalho. A gente se sente bem. E autoestima é tudo”. E, além da maior qualidade de vida, Silvano conquistou, de quebra, medalhas em competições de corrida de rua.
Confiante e bem disposto, Silvano tem uma meta para a 2ª Corrida dos Poderes: um lugar no pódio. “Neste ano, vou participar de novo. No ano passado, eu caminhei; agora, vou correr. E desta vez, eu vou atrás de um pódio”, revela, com entusiasmo.
(Foto: Arquivo pessoal)
Firme em seu propósito, Silvano acrescentou, na manhã desta quinta-feira (29), importante compromisso em seus afazeres: inscreveu-se na 2ª Corrida dos Poderes. O evento, promovido pela ALEMS e parceiros, será realizado no dia 26 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). Silvano tem, então, menos de dois meses para seguir preparando e alcançar a meta de estar entre os primeiros colocados em sua modalidade. Ele se inscreveu para a corrida de cinco quilômetros.
2ª Corrida dos Poderes
Lançada oficialmente nessa quarta-feira (28), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a 2ª Corrida dos Poderes aumentou a quantidade de vagas: serão 3,5 mil. Desse total, 500 são para o público em geral e 200 para crianças, categoria que está entre as novidades desta edição. A outra novidade serão os treinões no interior, nos municípios de Dourados e Três Lagoas.
O evento é uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com organização da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Governo do Estado, e apoio da ALEMS, Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de MS (TCE-MS).
Para outras informações sobre a 2ª Corrida dos Poderes, clique aqui.
Saiba mais:
Com 3,5 mil vagas, Corrida dos Poderes amplia para crianças e municípios do interior de MS