Benefícios de centralizar processos é pauta no Mérito da Questão

O assunto que está no Mérito da Questão dessa terça-feira, dia 10 de outubro, é a Central de Processamento Eletrônico, a CPE. A ideia surgiu há 10 anos em razão do então panorama da justiça sul-mato-grossense que era o seguinte: aumento na demanda, dificuldade de formação da força de trabalho, de profissionais em comarcas do interior, de treinamento, de reposição e nomeação de servidores e falta de padronização de trabalho. 

Desde então, o objetivo principal da CPE é agilizar e aperfeiçoar as atividades jurisdicionais de forma a possibilitar o aumento do número de processos trabalhados por usuário. Propósito que tem sido cumprido e copiado. Mas o modo tão avançado de trabalho da Central, por vezes, gera dúvidas sobre seus mecanismos e suas competências. Por isso, mais uma vez, o tema está presente no programa.

Na edição de amanhã, às 18 horas, exibida na TV Assembleia, a entrevista será com o juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, diretor da CPE. “A CPE produz o serviço fim do Judiciário. Assim como os gabinetes, os cartórios, a atividade desenvolvida é uma atividade fim, ou seja, é a entrega do serviço. E para que essa entrega seja mais rápida, buscamos a padronização, o hiperfoco e um número menor de pessoas para desenvolver as mesmas atividades”, esclareceu o juiz.

Coneglian responderá ainda perguntas como o que é realizado pela CPE, qual sua estrutura de pessoas e física, se todas as comarcas estão integradas à Central, o que é responsabilidade dos cartórios e o que é compromisso da CPE, o que já foi possível aprender nessa primeira década e se existem projetos para inovar o serviço que nasceu com essa qualidade transformadora.

Para que você não perca esse conteúdo, anote aí: o programa Mérito da Questão vai ao ar na TV Alems, canal 9 (NET) em Campo Grande e canal 9 (via Cabo TV) em Dourados. Episódios anteriores estão disponíveis nos canais do TJMS e Alems no Youtube.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
64% 0% 5m/s 250deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS