Boxe volta à moda e se torna opção de marketing para grandes marcas

Depois de ficar longe do seu auge de popularidade, o boxe está voltando aos holofotes. Com a recente aproximação com o entretenimento, impulsionada por lutas de exibição com influenciadores, celebridades e ex-lutadores, o esporte voltou a ser uma opção de marketing para grandes marcas.

A nobre arte encontrou um novo caminho para se destacar no Brasil seguindo uma tendência que surgiu nos Estados Unidos, a partir de um modelo iniciado por Jake Paul, em 2020. O influenciador norte-americano utilizou os milhões de seguidores que possui para promover suas lutas contra outros influenciadores e atletas, chegando a enfrentar (e derrotar) o brasileiro Anderson Silva. A iniciativa se tornou, em pouco tempo, um novo negócio dentro do esporte, movimentando milhões de dólares.

No Brasil, o movimento começou com uma proposta ousada do influenciador Whindersson Nunes, que acumula mais de 59 milhões de seguidores no Instagram. Após começar a praticar boxe, o comediante desafiou, no início de 2022, Acelino “Popó” Freitas, tetracampeão mundial de boxe que estava aposentado desde 2017.

A luta foi disputada em Balneário Camboriú (SC), em um evento que recebeu o nome de “Fight Music Show”, com show do cantor Wesley Safadão e a venda de aproximadamente 3 mil ingressos e 200 mil cotas de pay-per-view, gerando uma receita de R$ 25 milhões. Deu-se, então, o pontapé inicial para uma nova possibilidade para o boxe no país.

Mais do que dinheiro, as lutas de exibição também geraram muito engajamento nas redes sociais, tornando-se um dos principais assuntos nas redes enquanto estavam sendo disputadas.

A presença de figuras com grande quantidade de seguidores e, consequentemente, influência nas redes sociais levou ao boxe uma audiência que antes estava distante.

Como opção de entretenimento, a nobre arte se aproximou também de um público que muitas vezes não estava sequer próximo dos esportes, mas sim das personalidades que estavam nos ringues.

A nova possibilidade se materializou pela primeira vez com a Spaten, que pertence ao portfólio da Ambev. A marca de cerveja optou por entrar no universo esportivo por meio das modalidades do mundo das lutas, com a primeira grande ativação sendo um evento de boxe.

A “Spaten Fight Night”, nova plataforma de lutas anunciada pela empresa, contará com lutas de exibição, assim como as organizadas pelo movimento iniciado por Whindersson e Popó. Neste sábado (15), Anderson Silva, patrocinado pela empresa, enfrentará, em uma luta de boxe, Chael Sonnen, norte-americano com quem o brasileiro nutriu grande rivalidade no UFC.

“Mais do que um esporte, o ato de assistir a lutas ou artes marciais no geral é também uma forma de expandir as opções de entretenimento para o público. A Spaten quer valorizar tudo o que faz o show continuar para além do tatame: o brinde da comemoração, a preparação mental, a história dos atletas, o legado que a luta deixou no Brasil e no mundo”, disse Cinthia Klumpp, diretora de marketing da Spaten, em entrevista concedida à Máquina do Esporte em maio.

“Dessa forma, a marca acredita que pode inspirar e conectar pessoas em um contexto também de entretenimento. Afinal, o ato de assistir à luta, brindando com amigos, família, é também algo natural para a nossa cultura, e queremos reforçar o quanto isso está ligado ao universo das artes marciais e também ao nosso dia a dia”, completou.

Para promover a luta, que será transmitida pela Globo e também no canal Combate, a Spaten realizou uma série de ativações ao redor do mundo, que incluiram painéis em Nova York (EUA) e Tóquio (Japão).

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