Caitlin Clark: 81% dos novos fãs da WNBA nos EUA apontam a atleta como principal razão pelo interesse na liga

Maior fenômeno da WNBA nas últimas décadas, Caitlin Clark tem ajudado a impulsionar a audiência da liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos. Desde que ela estreou na competição, 11 jogos conseguiram ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores na televisão.

Desses, dez contaram com a participação da atleta do Indiana Fever, incluindo o duelo do time contra o Chicago Sky, da também protagonista Angel Reese, realizado no dia 16 de junho deste ano e que atraiu uma audiência média de 2,252 milhões de espectadores na CBS Sports, com pico de quase 3 milhões, tornando-se o jogo mais assistido da liga, em qualquer veículo, dos últimos 23 anos.

Estudo realizado pelo National Research Group (NRG), dos Estados Unidos, entre os dias 7 e 10 de junho deste ano, avaliou o impacto de Caitlin Clark nas transmissões esportivas do país.

O instituto ouviu 1.074 indivíduos com idades entre 18 e 64 anos e que se declaram fãs de esportes. O estudo do NRG mostra que Clark é uma das estrelas mais conhecidas do basquete norte-americano, nos dias atuais, sendo conhecida por 64% dos entrevistados. Sua “rival” Angel Reese tem índice de 46%.

Clark aparece à frente Jayson Tatum e Jaylen Brown, atuais campeões da NBA pelo Boston Celtics, que são conhecidos por 51% e 49%, respectivamente, das pessoas ouvidas pela pesquisa.

Segundo o estudo, hoje Clark aparece atrás apenas de LeBron James, do Los Angeles Lakers, com 93%; Stephen Curry, do Golden State Warriors, com 84%; Kevin Durant, do Phoenix Suns, com 80%; e Kyre Irving, do Dallas Mavericks, com 65%.

Maior interesse pela WNBA

O estudo do mostra que um em cada oito fãs de esportes nos Estados Unidos estão assistindo mais às partidas da WNBA, nesta temporada, do que nas anteriores. Desses, 81% declararam que a presença de Caitlin Clark na competição é vista como uma das principais causas de interesse pela liga feminina.

Entre os fãs de esportes da Geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e 2010) que conhecem Clark, 75% declaram que a atleta os deixou mais interessados pela WNBA. Atualmente, 41% dos entrevistados dessa faixa etária afirmam assistir pelo menos ocasionalmente aos jogos da competição.

Em comparação, esse índice entre os millenials (nascidos entre 1980 e 1996) ficou em 31%. Já na Geração X (1965 a 1980) o percentual alcançou 27%, enquanto entre os baby boomers (1945 a 1964) ele foi de 24%.

A conclusão da pesquisa é que “Clark está levando os fãs de esportes mais jovens a se interessarem mais pela WNBA”.

Percepção sobre a atleta

A pesquisa da NRG mostra que 66% dos entrevistados têm uma impressão positiva sobre Caitlin Clark, contra apenas 4% que a veem de maneira negativa.

Nesse quesito ela supera estrelas da NBA, como Kyrie Irving, LeBron James, Jayson Tatum e Kevin Durant, ao mesmo tempo em que aparece empatada com Nikola Jokic e um pouco abaixo de Stephen Curry e Luka Doncic.

Entre os fãs brancos, 70% têm uma opinião positiva sobre Clark, enquanto 52% dos entrevistados negros possuem uma atitude neutra ou negativa em relação a ela. 

Segundo o estudo, a provável ausência da atleta na seleção norte-americana de basquete feminino que disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (ela foi deixada de fora da convocação feita pela USA Basketball) fará com que 20% dos entrevistados fiquem menos interessados em acompanhar as partidas da modalidade.

Um total de 87% dos entrevistados acreditam que a presença de Clark na WNBA possa inspirar mais meninas a se interessarem pelo basquete.

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