Câmara Municipal aprova projeto apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro que cria a frente parlamentar da rota bioceânica

03.08.2023 · 4:55 · Vereadora Luiza Ribeiro

Na manhã desta quinta-feira (03/8), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução n. 529/23, que institui a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota de Integração LatinoAmericana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico – Frente Pró-RILA.

Entre os objetivos está o acompanhamento pela Câmara Municipal de Campo Grande dos programas, projetos e atividades referentes aos aspectos econômico, logístico e sociais da implantação e operacionalização da RILA em Campo Grande.

Para a Autora do Projeto, Luiza Ribeiro, “Campo Grande é o município que sofrerá maiores impactos na implantação da Rota Bioceânica que representa um marco estratégico para a região, potencializando as relações comerciais entre o Brasil, Argentina, Paraguai e o Chile, fomentando o crescimento econômico e social, integração cultural e turística e, portanto, criando novas oportunidades para todas as pessoas”.

A vereadora Luiza Ribeiro acredita que a recém criada Frente Parlamentar será imprescindível para garantir um desenvolvimento econômico e social, assegurando que a comunidade local não seja levada a situações de mais fragilidades dos direitos humanos.

“A Rota Bioceânica não interessa somente aos grandes empresários e aos governos brasileiro e chileno. Ela interessa especialmente aos moradores por onde esse corredor vai passar e os impactos onde essa população habita. Então mobilizar os moradores locais é um desafio que nós estamos nos propondo, porque isso faz parte da garantia dos direitos humanos de inserção desse povo nesse momento tão especial que todos nós vamos passar”, afirma a vereadora.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal publicará ato com a composição da Frente Parlamentar que deve ter a participação da vereadora Luiza Ribeiro, autora do projeto, e pelos vereadores Carlos Augusto Borges, Carlão, presidente da Casa de Leis, Claudinho Serra (PSDB), Otávio Trad (PSD), Betinho (Republicanos), Papy (Solidariedade), Junior Coringa (PSD), Beto Avelar (PSD) e William Maksoud (PTB).

Como deve ser a condução dos trabalhos

A Mesa Diretora publicará o ato que nomeia os integrantes da Frente Parlamentar. Na próxima semana, a Frente Parlamentar deverá se reunir e entre as primeiras medidas estão a divisão de papéis entre os integrantes e a elaboração de um plano de atividade que funcionará com câmaras temáticas.

Comitê da Rota Bioceânica do Grande Lageado

No último dia 31/7, segunda-feira, lideranças sociais e comunitárias da Grande Lageado constituíram um Comitê da Rota Bioceânica. Inicialmente esse comitê irá promover uma informação a todos os moradores da região sobre a Rota Bioceânica e o que pode significar para a comunidade. O objetivo do comitê também é estar inserido nas discussões feitas em Mato Grosso do Sul e no Brasil a respeito dessa efetiva implantação, para garantir que os direitos dos moradores e dos trabalhadores sejam respeitados.

Paulo Victor 
Assessoria de Imprensa da Vereadora

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
69% 0% 2m/s 360deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS