O ex-prefeito Itamar Bilibio teve as contas reprovadas pela Câmara Municipal e por isso está inelegível em Laguna Carapã. Foram oito votos pela reprovação e um a favor.
A sessão do Legislativo ocorreu na terça-feira (19), conforme imprensa de Amambai, e analisou as contas da gestão de Itamar de 2017. A maioria da Casa entendeu que o então prefeito descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. O relator do processo foi o vereador Alex Cordeiro (PSDB).
Naquele ano, disse a Câmara, Itamar ignorou o alerta do Tribunal de Contas do MS para que fossem adotadas medidas para a diminuição de gastos com funcionários, devido à prefeitura já ter extrapolado o limite prudencial de gasto com pessoal determinado em lei.
Ainda segundo o relatório, apesar da notificação da Corte, Bilibio ignorou o a legislação.
”O prefeito agiu tendo total conhecimento e desprezo pela lei e sabia que estava infringindo o que determina à legislação, deixando claro o ato de vício insanável e doloso, ao desrespeitar uma orientação do TCE, que apontava à prática de improbidade administrativa por sua gestão. Mesmo tento direito à ampla defesa, Itamar não conseguiu justiçar a extrapolação nas despesas”, afirmou o vereador Alex Cordeiro”.
O espaço está aberto para o ex-prefeito se manifestar.