Campo Grande conta com apenas cinco ambulâncias; ideal seria 14

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Dr. Victor Rocha (PP) verificou que apenas cinco ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão em operação em Campo Grande. Segundo ele, o ideal seria 14 veículos. 

A fiscalização foi realizada nesta terça-feira (5). “Como podemos oferecer atendimento a nossa gente com essa falta de ambulâncias?”, questionou o parlamentar.

Duranta a análise, estavam em falta ambulâncias nas unidades de saúde dos bairros Aero Rancho, Leblon, Moreninhas, Coophavila e Tiradentes. “As equipes estão prontas para socorrer nossa gente, porém falta a ambulância, que é o meio de transporte necessário para atender acidentes de trânsito, paradas cardíacas, partos, AVC´s, etc. Temos que dar condições de trabalho para as equipes do Samu”, alerta.

Ele destaca que a licitação para locação de dez ambulâncias realizada em março está travada. “Houve a impugnação do edital, porém até o momento o Samu não foi informado pela Secretaria-Executiva de Compras Governamentais (Secomp) quais são as informações que são necessárias para que o edital possa ser lançado novamente”.

Vereador realizou a fiscalização nesta terça – Foto: Ascom

Victor Rocha cobra celeridade na licitação. “É de extrema importância para garantir um atendimento rápido e eficiente em situações de emergência médica, salvando vidas e proporcionando cuidados adequados aos pacientes”, finaliza.

Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o Samu de Campo Grande realiza o maior número de atendimentos no Brasil, “levando-se em consideração a população local, atendendo aproximadamente o dobro de ocorrências em relação ao segundo colocado na pesquisa da revista Emergência”.

A Sesau afirma que “com a não renovação da frota por parte do Ministério da Saúde, mesmo havendo a manutenção periódica dos veículos por pelo município e a aquisição de seis novas viaturas através de recursos próprios do município, as ambulâncias possuem um tempo útil bem reduzido”.

Em nota, a prefeitura alegou estar trabalhando em diversas frentes para amenizar os impactos à população:

  • Abertura de pregão para locação de 10 novas viaturas
  • Solicitada a expansão de mais seis ambulâncias através do PAC, aprovados na comissão Intergestores regionais
  • Reposição da frota através de portaria com um pedido cadastrado de cinco novas ambulâncias.
  • Recentemente a Prefeitura de Campo Grande recebeu mais quatro ambulâncias destinada ao transporte sanitário eletivo e, quando os pacientes não estão utilizando os veículos, estes são destacados ao transporte inter hospitalar de pacientes, auxiliando, assim, o SAMU, e desafogando o serviço, que fica responsável, nestes momentos, pelas ocorrências externas e transporte inter hospitalar de pacientes graves



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS