Durante o feriado haverá esquema de plantão especial para atendimento de crianças de 10 a 11 anos. Conforme a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a expectativa é vacinar ao menos 90% do público previsto nesta primeira etapa, estimado em 28 mil crianças de 10 a 11 anos. O município recebeu no sábado, dia 10 de fevereiro, 24.639 doses da vacina contra a dengue.
A secretária explica que, inicialmente, a vacinação será concentrada em áreas de maio vulnerabilidade e incidência da doença, como é o caso das regiões Anhanduizinho e Prosa, onde foram abertas unidades de saúde neste domingo. “À medida em que novas doses forem sendo enviadas ao município, nós iremos ampliar para as demais regiões”, complementa.
Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde , Veruska Lahdo, lembra que a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. Ela ressalta ainda que a recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina.
Onde vacinar?
Público: Crianças 10 e 11 anos
12 de fevereiro – 7h às 17h
Prosa
USF Noroeste
Anhanduizinho
UBS Dona Neta
Imbirussu
USF Zé Pereira
Segredo
UBS Cel Antonino
13 de fevereiro 7h às 17h
Bandeira
USF Universitário
Segredo
UBS Cel Antonino
14 de fevereiro – 13h às 16h45
Prosa
USF Noroeste
Anhanduizinho
UBS Dona Neta
Imbirussu
USF Zé Pereira
Bandeira
USF Universitário
Centro
UBS 26 de Agosto
Segredo
UBS Cel Antonino