Campo Grande tem 200 vagas para castração gratuita de cães e gatos; confira

O serviço acontecerá na próxima quarta (28) para cães e gatos machos com no mínimo cinco meses e no máximo 15kg

A prefeitura de Campo Grande realiza na próxima quarta-feira (28), o 3° plantão de castração com mais 200 vagas. Nesta edição, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) vai garantir a castração gratuita apenas de cães e gatos machos, sem a necessidade do Número de Inscrição Social (NIS).

Conforme o médico veterinário da Subea, Edvaldo Sales, a restrição aos machos se deve a baixa procura pela castração dos animais e traz qualidade de vida aos animais. “Nós observamos a baixa procura na castração de animais machos e fizemos essa ação voltada para esse público”, explicou Sales.

“A castração reduz as chances de câncer testicular e na próstata, aumenta a expectativa de vida, o controle populacional, além da questão de marcação de território pelo macho e briga com outros animais não castrados. Tudo isso contribui com a qualidade de vida do bichinho”, acrescentou o médico veterinário.

De acordo com a Subea, os tutores de cães e gatos (com no mínimo cinco meses e no máximo 15kg) interessados, deverão levar seus animais para avaliação médico-veterinário e estando aptos para o procedimento, receberão retorno da Secretaria informando o local, data e horário agendados para o procedimento.

A influencer digital, Glória Maria, 24 anos, ficou sabendo do serviço oferecido pela Subea quando precisou castrar sua cachorra, Pérola Maria e se deparou com um valor que não cabia no bolso. 

“Eu já tinha orçado em outros pets e ficava em média R$ 700 para castrar. Castrado pela Subea eu gastei R$ 100 que foi o valor de uber de ida de volta de dois dias”, explicou a influencer.

Durante a ação, os pets passam por avaliação para serem encaminhados para as clínicas conveniadas com a Prefeitura e ainda são vermifugados, vacinados contra a raiva e microchipado.

“A Pérola foi atendida pela veterinária e examinada, depois de ver que ela estava saudável foi microchipada. No final da consulta eu fui direcionada e lá eles me deram o encaminhamento para castrar ela em uma das clínicas cadastradas. A castração foi na semana seguinte e não tive nenhum problema. A Pérola foi muito bem cuidada”, afirmou.

A Unidade disponibiliza mensalmente 600 vagas de castração para a população que possui o NIS, sendo 30 vagas diárias, com 15 oportunidades por turno. Os interessados devem comparecer ao local com comprovante de residência, documento com foto e o Número de Identificação.

Atendimentos 

Atualmente, a Unidade de Bem-Estar Animal realiza atendimentos de baixa complexidade como avaliação clínica, administração de medicamentos injetáveis, vacinação antirrábica, vermifugação, controle de carrapato e pulgas e encaminhamento para castração em clinicas credenciadas. Além de realizar o encaminhamento de casos de urgência e emergência para atendimento na Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS).

Firmado em março, o convênio com a UFMS garante que serviços como consultas especializadas, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia, exames laboratoriais bioquímicos e parasitológicos, cesarianas, cirurgia ortopédica, cirurgia de piometra emergencial, atendimentos de emergência e internação sejam disponibilizados de forma gratuita a tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Aberta desde o dia 8 de dezembro, a Ubea disponibiliza senhas distribuídas nos períodos matutino e vespertino e conta com três consultórios, com capacidade de atendimento para até 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30).

Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Às quartas, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes.

Serviço

A Sube afica na Rua Rui Barbosa, 3.538, Centro. Os atendimentos clínicos começam partir das 7h30 e acontece por ordem de chaegada, por isso é importante chegar cedo. Para mais informações entre em contato com a Subsecretaria pelo número: (67) 2020-1397.

Vale ressaltar que para ser atendido, o tutor interessado deve apresentar um documento com foto e comprovante de residência.

  • Fonte: Midiamax, Prefeitura de Campo Grande
VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
14°C
82% 100% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS