Às vésperas do primeiro turno das eleições que devem eleger novos prefeitos de 5.569 cidades do Brasil, o Instituto SOS Pantanal divulgou um balanço da campanha Cidade Amiga do Pantanal, iniciativa que, a poucos dias da ida às urnas, procura orientar o eleitorado de 25 municípios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que compõem o entorno do Pantanal, sobre o grau de comprometimento de cada um dos candidatos em relação à preservação e ao futuro do bioma.
Lançada em 13 de setembro pelo SOS Pantanal, a campanha foi endereçada às assessorias de 73 candidatos que concorrem à prefeitura dos 25 municípios e teve como prazo final para devolução de respostas e confirmação de adesão ao pacto de Cidade Amiga do Pantanal a última segunda-feira, dia 30 de setembro.
No balanço concluído pela instituição nesta terça-feira (1/10), somente 12 candidatos de oito municípios – nove de Mato Grosso do Sul e três de Mato Grosso – aderiram à campanha. Ainda assim, nenhum deles endereçou respostas sobre planos de governo que dialogassem com questionamentos enviados por especialistas do SOS Pantanal – cerca de dez a 20 perguntas elaboradas a partir de temas emergenciais e ações de médio e longo prazo para a preservação de seus municípios e a consequente contribuição para a conservação do Pantanal.
Confira a seguir a lista detalhada dos candidatos comprometidos com a campanha Cidade Amiga do Pantanal, seus respectivos municípios e partidos pelos quais eles concorrerão às eleições do próximo domingo, 6 de outubro de 2024. Saiba também quais postulantes dessas cidades não se engajaram com a iniciativa do SOS Pantanal.
Mato Grosso do Sul
Aquidauana
Aderiram: Gilvan Fernandes (PSOL) e Mauro do Atlântico (PSDB)
Não aderiu: Sandro Azambuja (Avante)
Bodoquena
Aderiu: Girleide (MDB)
Não aderiu: Licinha Siqueira (PP)
Corumbá
Aderiram: Dr. Gabriel (PSB) e Delcidio Amaral (PRD)
Não aderiram: André Campos (PL) e Luiz Antonio Pardal (PP)
Miranda
Aderiu: Fabinho Florença (PSDB)
Não aderiu: Dr. Diogo (MDB)
Rio Negro
Aderiu: Elio do Bico (PRD)
Não aderiu: Henrique Ezoe (PSDB)
Mato Grosso
Barão de Melgaço
Aderiu: Margareth de Munil (União Brasil).
Não aderiram: Artur Marques (PRTB), Neto Araújo (MDB), Professor Ibson (DC) e Sibely Moreno (PL)
Cáceres
Aderiu: Francis Maria da Cruz (PL)
Não aderiram: Doutor Sérgio (PP) e Eliene Liberato (PSB)
Cuiabá
Aderiram: Lúdio Cabral (PT), Abílio Brunini (PL) e Eduardo Botelho (União Brasil)
Não aderiu: Kennedy (MDB)
Candidaturas sem engajamento
Saiba também quais são os municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em que nenhum dos candidatos aderiu à campanha: Corguinho (MS), Coxim (MS), Curvelândia (MT), Figueirópolis D’Oeste (MT), Glória D’Oeste (MT), Itiquira (MT), Juscimeira (MT), Ladário (MS), Lambari D’Oeste (MT), Mirassol D’Oeste (MT), Nossa Senhora do Livramento (MT), Poconé (MT), Porto Murtinho (MS), Rio Verde de Mato Grosso (MS), Santo Antônio do Leverger (MT), Sonora (MS) e Várzea Grande (MT).
Sobre o SOS Pantanal
Fundado em 2009, o SOS Pantanal é uma instituição de advocacy, sem fins lucrativos, que promove a conservação e o desenvolvimento sustentável do Pantanal por meio da gestão do conhecimento e a disseminação de informações do bioma para governantes, formadores de opinião, grandes empreendedores, fazendeiros e pequenos proprietários de terras da região, assim como para a população em geral. Ao longo das últimas duas décadas, o Instituto SOS Pantanal também impacta diretamente o ecoturismo ao promover iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Por meio de incentivos à profissionalização, aliado a uma fiscalização mais efetiva e o consenso de boas práticas conjuntas entre os setores privado, público e terceiro setor, o SOS Pantanal tem contribuído para que o ecoturismo cada vez mais se apresente como um dos pilares do desenvolvimento sustentável do Pantanal.
Serviço:
Site: www.sospantanal.org.br
Instagram: @sospantanal
Facebook: institutosos.pantanal