Carlão faz alerta sobre prevenção ao suicídio: 'se precisar, peça ajuda!'

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reforça a necessidade de conscientização ao combate e prevenção ao suicídio. Desde o dia 1º de setembro teve início da campanha “Setembro Amarelo”.

“O dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o mês todo visa a conscientização. Sou autor da Lei 5.613/13 dispondo sobre a Implantação de Medidas de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Municipais”, afirmou Carlão.

Conforme explicou Carlão, a Lei visa alertar e promover o debate nas escolas e na comunidade acerca da questão do suicídio, suas possíveis causas e indicadores, auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco.

“Principalmente porque os casos de suicídio e depressão na infância e adolescência estão cada vez mais comuns. Precisamos desmistificar o tema e buscar mecanismos para prevenir”, reforçou o presidente.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

“São estatísticas alarmantes e precisamos mobilizar toda sociedade com prevenção. Falar é sempre a melhor solução! Se precisar, peça ajuda!” Temos trabalhado para que o tema seja constante nos debates do Poder Legislativo Municipal, para que possamos ampliar a conscientização e encontrarmos mecanismos para a efetividade das políticas públicas de prevenção”, concluiu.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
46% 0% 5m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS