A transmissão da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, exibida na Globo e no Sportv2 na sexta-feira (26) alcançou 36,4 milhões de pessoas segundo números da Kantar Ibope Media.
Houve crescimento de 5,6 milhões (aumento de 18%) no comparativo com a cerimônia de Tóquio 2020. O evento no Japão, porém, foi realizada às 8h (de Brasília), enquanto a da França teve um horário mais favorável, começando às 14h30.
O índice obtido pelos canais do Grupo Globo representa um aumento de 4,1 milhões (ou 13%) em relação ao alcance acumulado na faixa de transmissão da festa de abertura (14h30 às 18h30) no comparativo com as quatro semanas anteriores.
Brasil
Na Globo, a transmissão marcou 17 pontos e obtreve 39% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), que soma os índices das 15 principais praças do país.
Foi a maior audiência da faixa às sextas-feiras desde 22 de dezembro de 2023. A média de audiência da abertura superou em 61% a registrada pelo mesmo evento em 2021, que aconteceu pela manhã, horário em que normalmente há menos televisores ligados.
Também superou em 61% a soma de todos os streamings e outros conteúdos de vídeo na TV durante a faixa horária.
A estreia do programa Central Olímpica, comandada por Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, foi vista por 23,7 milhões de brasileiros.
Sportv
Durante toda a cerimônia de abertura, o Sportv2 liderou o ranking da TV por assinatura, com audiência média 221% superior à do segundo colocado na mesma faixa horária. A vantagem do melhor horário também alavancou a audiência do canal a cabo. A transmissão da cerimônia de Paris superou em 31% a de Tóquio, em 2021.
O programa Ça Va Paris deste dia, o primeiro no formato diário, comandado por André Rizek e Nalbert, no estúdio, e Marcelo Barreto e Fabi Alvim, direto da capital francesa, também foi líder da PayTV.
Estreias
O primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos envolvendo atletas brasileiros, na última quinta-feira (25), ainda antes da cerimônia de abertura, já trouxe uma amostragem de como serão as Olimpíadas.
Com as transmissões das estreias das seleções femininas de handebol e futebol, Globo e Sportv alcançaram 30 milhões de pessoas. No comparativo correspondente ao mesmo dia – véspera da cerimônia de abertura –, em Tóquio 2020, houve aumento de 3,9 milhões de pessoas (acréscimo de 15%).
A estreia do handebol brasileiro, que venceu a Espanha por 29 a 18, alcançou 12,7 milhões de pessoas somando Globo e Sportv. Já o triunfo das mulheres no futebol por 1 a 0 sobre a Nigéria impactou 23,6 milhões de pessoas.