Manter a limpeza em dia, sem que os bueiros fiquem entupidos, ou praça fique suja, fez com que Adriano Ferreira, tapeceiro e síndico do Condomínio Arara Azul, no Bairro Novo Século, em Campo Grande, colocasse a mão na massa. Ele passou a fazer sozinho a manutenção da praça próxima ao condomínio.
Morador do local há 12 anos, e há 10 anos fazendo a limpeza e manutenção da região, Adriano lembra que, ao assistir programa de televisão, percebeu que o problema de os bueiros ficarem entupidos, era recorrente em Campo Grande.
“Na época, conforme vinha as chuvas, a sujeira da rua vinha, e entupia todos os bueiros, assim ficava mais difícil fazer a limpeza por conta de tanta sujeira”, explica.
Depois de muita pesquisa, Adriano teve a ideia de produzir cestos inteligentes, que não deixam a sujeira e dejetos que vem com a chuva, cair nos bueiros. “Tive a ideia, e falei com meu irmão, que é serralheiro, e fizemos dois cestos”, lembra.
A ideia previne alagamentos, e os cestos, que funcionam como bueiros inteligentes, impedem que toda essa sujeira caia na rede pluvial.
“Agora toda semana fazemos a limpeza, e o que fica é pouca coisa”, garante.
Síndico desde 2018, Adriano faz o trabalho dentro dos seus limites, e agora realiza essa limpeza em torno do condomínio, na praça do local.
“Decidi expandir para o exterior, já que a região está abandonada pelo poder público. Resolvi ‘arregaçar as mangas‘ e fazer a diferença. Estou tentando fazer da minha região um lugar melhor”, finaliza.