Clubes da Premier League votam a favor de mudanças nas regras financeiras da liga

Os clubes da Premier League (EPL) decidiram, em votação unânime, que as regras financeiras da competição serão alteradas gradualmente a partir da próxima temporada. De acordo com a agência de notícias britânica PA, a liga passará a aderir um novo sistema de fair play financeiro, semelhante ao implementado recentemente pela Uefa.

Atualmente, a EPL utiliza as Regras de Lucro e Sustentabilidade (PSR, na sigla em inglês), que definem a quantidade de prejuízo que os clubes podem ter no período de três anos. O sistema, porém, passou a ser duramente criticado por conta das punições esportivas aplicadas para as equipes que ultrapassam o teto, casos de Everton e Nottingham Forest nesta temporada.

Com a votação, as novas regras passarão a se basear no valor gasto pelas equipes com seus elencos. Os clubes que disputam competições europeias poderão gastar 70% de suas receitas com salários, taxas de transferências e honorários de agentes. A porcentagem sobe para 85% para aqueles que não disputam campeonatos continentais.

A ideia é que as pequenas quebras das regras sejam punidas financeiramente, enquanto apenas as grandes violações resultem em dedução de pontos.

O novo regulamento ainda será ratificado na Assembleia Geral anual, que acontece ao final da temporada, em junho. Caso o sistema seja totalmente acordado, começará a ser introduzido em 2024/2025, junto com as regras atuais, e totalmente aplicado no ano seguinte.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
13°C
88% 100% 4m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS