Com 2.400 inscritos, Voucher Desenvolvedor deve abrir mais oportunidades de capacitação neste ano em MS

Visando dar mais oportunidades de qualificação aos jovens sul-mato-grossenses, foi lancado hoje (25) oficialmente, o programa Voucher Desenvolvedor. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Meio.Ambiente Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc) em parceria com a Secretaria de Educação (SED) e o Sistema da Federação de Comércio (Fecomércio), por meio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O Voucher Desenvolvedor de Sistemas é uma ação que integra o MS-Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul) e consiste no oferecimento gratuito de 540 vagas gratuitas para o curso de Habilitação Técnica de Nível Médio em Desenvolvimento de Sistemas, com carga horária total de 1.200 horas.

A meta do programa é capacitar jovens estudantes da rede estadual e aos cidadãos que desejam ingressar na carreira de Tecnologia da Informação e garantir a integração deste público ao mercado de trabalho.

O lançamento foi realizado no Senac Hub Academy na Capital e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, o secretário da Semadesc Jaime Verruck, o presidente da Fecomércio Edson Araújo, o secretário-executivo de Qualificação Bruno Bastos, o diretor presidente da Funtrab Ademar da Silva Junior, entre outras autoridades.

Programa Voucher Desenvolvedor será feito em parceria entre a Semadesc, SED e Senac-Fecomércio

Estão sendo disponibilizadas 400 vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino, que estejam no mínimo no 2º ano do Ensino Médio, nos municípios de Campo Grande (220), Dourados (65), Corumbá (25), Três Lagoas (65) e Ponta Porã (25). Outras 140 vagas estão disponíveis para o público em geral, sendo 80 para Campo Grande, 25 para Dourados, 5 para Corumbá, 25 para Três Lagoas e outras 5 para Ponta Porã.

O processo seletivo que visa preencher as vagas para o curso técnico gratuito de qualificação em Desenvolvimento de Sistemas foi aberto em janeiro e as inscrições finalizaram no dia 19. Foram mais de 2.400 inscritos que realizam prova de seleção no domingo. As aulas devem começar em março.

“Ficamos surpresos com o nível de demanda pelo Voucher. Temos processo seletivo, ou seja, essas 2.400 pessoas vão passar por uma prova no domingo para ver o perfil adequado. Mas a partir do momento que o programa começar nos pretendemos fazer sempre olhando se houver demanda. Existindo vagas adicionais no mercado de trabalho nós vamos continuar o programa”, explicou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

Para o secretário-executivo de Qualificação e Trabalho, Bruno Bastos Gouveia o programa encurta o caminho para o mercado de trabalho e faz uma ponte entre os estudantes e as empresas.  “Eles já poderão começar a trabalhar na área. Assim a gente encurta o caminho para o mercado de trabalho, podendo começar este estágio já em outubro. Este é um setor em que o salário inicial já começa com R$ 3 a 4 mil por mês”, acrescentou.

Confira as etapas do programa 

O processo seletivo será composto por três fases: Prova Escrita (Objetiva), de caráter eliminatório e classificatório que acontece domingo (28); análise de documentação (de caráter eliminatório) e participação em dinâmica vivencial, também de caráter classificatório.

Serão convocados para as fases 2 e 3, os candidatos aprovados na primeira fase de Prova Escrita (Objetiva) dentro do número de vagas disponibilizado no edital, podendo ainda serem convocados mais candidatos, visando a criação de um cadastro reserva, o qual será acionado mediante a necessidade do preenchimento de vagas disponíveis.

Na segunda fase, de análise documental será solicitado ao candidato a apresentação de histórico escolar atualizado e de declaração da matrícula nas etapas de ensino médio na Rede Pública Estadual ou de conclusão do ensino médio para os participantes egressos desse nível de ensino. Além disso, serão solicitados documentos pessoais de identificação, comprovante de residência, certidão de nascimento, preenchimento de formulário de perfil socioeconômico e auto declaração de renda.

Na terceira fase, os candidatos aprovados nas fases anteriores participarão de uma apresentação detalhada sobre o que é ser um desenvolvedor de sistemas e também participará de uma oficina vivencial para compreender melhor o escopo da formação técnica.

A partir dessas atividades será possível observar a afinidade do candidato com a área de tecnologia para o estabelecimento de uma classificação final dos candidatos aprovados nesse processo seletivo.

Rosana Siqueira, da Semadesc

Fotos – Mairinco de Pauda

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS