Com bola de gelo, Atlético-MG e Bahia alertam sobre o aquecimento global em jogo do Brasileirão

A partida entre Atlético-MG e Bahia, disputada neste domingo (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), válida pela 7ª rodada do Brasileirão, ficou marcada por uma ação em prol do meio ambiente, com o intuito de alertar mineiros, baianos e todos os fãs de futebol sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global. O Instituto Galo, os Ministérios Públicos de Minas Gerais e Bahia, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) do Governo de Minas Gerais se uniram aos dois clubes para falar sobre o assunto.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado na próxima quarta-feira (5), os capitães dos dois times, Hulk (Atlético-MG) e Éverton Ribeiro (Bahia), entraram em campo carregando uma bola de gelo (feita com água de reúso), simbolizando o globo terrestre, na campanha intitulada “Juntos pelo Planeta”. A bola foi deixada em um totem ao lado do gramado, e o seu derretimento durante a realização da partida representou o aquecimento global.

“Estamos todos acompanhando perplexos a situação dos nossos irmãos gaúchos. E esses eventos extremos estão cada vez mais recorrentes. Os indicadores de mudanças climáticas, como aumento da temperatura do planeta, emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, estão batendo recorde. Por isso, o meio ambiente e o futebol se unem em defesa da vida, do nosso planeta e das futuras gerações. Essa campanha reúne grandes instituições para alertar sobre o aquecimento global e o impacto na vida de cada um de nós. Juntos, podemos virar esse jogo”, disse Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Minas Gerais.

A campanha conta com um filme principal, que foi transmitido nos telões da Arena MRV, com foco no derretimento da bola de gelo e o que pode acontecer com o planeta, caso nenhuma ação seja realizada contra as mudanças climáticas. Em 2050, os danos poderão ser irreversíveis, de acordo com um relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. Nesse momento, o filme anuncia a declaração do risco de extinção da humanidade e alerta que ainda há tempo para virar o jogo.

A criação da campanha, que conta com um site oficial, é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes feita pela Santeria. Há ainda conteúdos para redes sociais, que serão publicados pelos clubes e pelas entidades envolvidas até a próxima quarta-feira (5), chamando a atenção para o perigo.

No site da campanha, todos os envolvidos ainda aproveitam para convidar os demais clubes brasileiros a se engajarem na causa. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum tipo de desastre natural entre 2013 e 2022.

Por fim, como uma forma de demonstrar a importância da consciência ambiental para os dois clubes, Atlético-MG e Bahia ainda jogaram com um patch especial do logotipo da campanha em suas camisas. Além disso, as bandeirinhas de escanteio e as faixas de capitão das equipes também foram customizadas, bem como a bandeira do Galo Doido e um bandeirão no círculo central do gramado.

Rio Grande do Sul

A iniciativa também incluiu o repasse de R$ 400 mil para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Minas Gerais está direcionando recursos de medidas compensatórias ambientais de empresas privadas para o Instituto Galo, para aquisição de cobertores e casacos para doação.

“O meio ambiente é uma luta de todos nós. Precisamos despertar a consciência ambiental nas pessoas e instituições, para tentar minimizar a ocorrência de tragédias como essa que atingiu o povo gaúcho”, afirmou Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo.

“Tragédias como essa no Rio Grande do Sul devem ser vistas como um alerta importante para que passemos a adotar medidas mais severas e radicais de preservação do meio ambiente, sob pena de termos de lidar constantemente com fatos dessa gravidade”, destacou Vitor Ferraz, diretor de operações e relações institucionais do Bahia.

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