O fechamento da UBSF (Unidade Básica de Saúde e da Família) do bairro Los Angeles está provocando superlotação no posto de saúde do Macaúbas, em Campo Grande.
Três equipes de servidores públicos foram realocados para a USF (Unidade de Saúde da Família) do Macaúbas, mas a unidade não tem espaço suficiente para comportar o novo efetivo, nem o aumento de pacientes.
A mudança desagradou funcionários e moradores atendidos pela saúde pública, que apontaram situação de calamidade pública.
A reclamação foi levada ao secretário de saúde pública, Sandro Benites. Segundo denunciante, ele ouviu os pedidos de organização, porém ignorou os transtornos provocados pela falta de planejamento.
“Isso é falta de planejamento estratégico, se não reformar a UBSF do Los Angeles, organiza a mudança, aluga um espaço para alocar os servidores e garantir um atendimento justo a população. Faz uma estratégia, já que é temporário, mas não entope uma unidade pequena com mais três equipes e um bairro inteiro para ser atendido, que não dá certo, não cabe todo mundo ali”, desabafou um leitor.
“A mudança aconteceu na quinta-feira (21) e, mesmo que tenha muitos servidores para atender, o espaço não comporta, causando desconforto aos pacientes e frustração dos funcionários”, completou.
Questionada sobre os problemas de planejamento, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) se limitou a informar o remanejamento de servidores para as unidades Macaúbas e Mário Covas.
“Ambas possuem estrutura para abrigar as equipes e, eventualmente, a demanda. A suspensão dos atendimentos na USF Los Angeles decorre por conta da obra de reforma da unidade. Os pacientes e Conselho Local de Saúde foram comunicados previamente sobre a necessidade dessa adequação”, informou a secretaria.
A Sesau ressaltou, ainda, que Campo Grande conta com 74 unidades básicas e de saúde da família que estão aptas a atender a população, bem como as 10 unidades de urgência e emergência, além da rede especializada.