Com quase 10 mil atendimentos, CPE Atende facilita acesso processual

Referência nacional, o CPE Atende já realizou 9.895 atendimentos desde sua criação, em 2023, por determinação do presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, para otimizar o trabalho da Central de Processamento Eletrônico (CPE).

A criação da CPE no ano de 2013 foi considerada um grande avanço já que possibilitou aos juízos terem parte do andamento processual promovido pela Central que, pela metodologia de trabalho, promove considerável aceleração processual. O modelo adotado é o de processamento conjunto das ações – CPE e Cartórios, em que o cartório judicial é responsável pelo atendimento ao público e pelos atos urgentes, enquanto a CPE é responsável pelas expedições e publicações.

Para os operadores do Direito, contudo, a falta de comunicação com o setor causava dificuldades no bom desempenho profissional, motivo pelo qual, em junho de 2023, foi criado o canal “CPE Atende”.

Por meio do CPE Atende é possível que as partes obtenham informações sobre o andamento processual, via requerimento eletrônico. Os pedidos e dúvidas são registrados e as respostas são apresentadas em um prazo de 3 a 5 dias úteis, pelo link https://sistemas.tjms.jus.br/sic/publico/loginCPE.xhtml.

Cabe destacar que o CPE Atende é um serviço subsidiário aos cartórios judiciais, que continuam a ser a primeira e a principal porta de atendimento do Judiciário.

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