Com quase 4 mil habitantes, distrito de Anhanduí está sem ambulância do Samu

Com uma população de quase 4 mil habitantes, o distrito de Anhanduí, em Campo Grande, não possui ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). É o que denunciam os moradores da região.

Mulher, que terá o nome preservado, conta que chegaram a colocar uma ambulância do Samu no distrito por alguns meses, mas ela foi retirada e levada para Campo Grande, sob a alegação de que a demanda é maior na Capital.

A denunciante afirma que, se algum morador passar mal, o socorro deverá ser feito de carro próprio e, caso a pessoa não tenha o veículo, o jeito é esperar o socorro vir de Campo Grande, o que, às vezes, pode até agravar o estado de saúde daquele paciente.

“Além de ser constrangedor, a situação também se torna um desrespeito com a população. E se for muito grave o estado de saúde, a pessoa pode vir até morrer durante o tempo de espera”, analisou a denunciante.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a informação, destacando que, “no entanto, todas as ocorrências graves e de maior urgência da localidade estão sendo atendidas, sendo deslocadas viaturas para prestar o socorro”.

“Não obstante, o serviço presta todas as orientações necessárias aos comunicantes a fim de assegurar a integridade da vítima. Sendo, em alguns casos onde é descartado o risco de morte ou maior gravidade, orientado o deslocamento até uma unidade de saúde por meios próprios”, diz.

“Cabe ressaltar que recentemente o serviço recebeu duas novas ambulâncias e duas novas motolâncias que também foram integradas à frota para reforçar o atendimento. É importante ressaltar ainda que há um processo para disponibilização, por meio de locação, de 10 novas viaturas em andamento e de aquisição de outras cinco, o que, por sua vez, irá contribuir para renovar totalmente a frota”, finaliza a Secretaria.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS