Como ex-Flamengo virou aposta na Premier League e qual plano para fazer do brasileiro 'grande sucesso' na Inglaterra

Nesta segunda-feira (21), Crystal Palace e Arsenal encerram a 2ª rodada da Premier League com um aguardado clássico londrino, às 16h (de Brasília), em Selhurst Park, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Na atual janela de transferências, o nome do Palace ganhou força no futebol brasileiro, depois que a equipe contratou o jovem atacante Matheus França, do Flamengo, por 20 milhões de euros (R$ 108,28 milhões, na cotação atual).

O atleta de apenas 19 anos já era um desejo antigo dos Eagles, que vinham acompanhando seu futebol com enorme atenção.

Em entrevista exclusiva à ESPN, o técnico do Crystal Palace, Roy Hodgson, detalhou como foi o processo de contratação de Matheus França, que foi promovido ao profissional do Fla em 2021.

De acordo com o ex-treinador da seleção inglesa, o centroavante rubro-negro começou a ser observado pela equipe de scouting do clube londrino.

O nome agradou, o que levou ao passo seguinte: uma viagem do diretor de futebol dos Eagles, Dougie Freedman, ao Brasil para ver a promessa com seus próprios olhos.

“O trabalho de scouting dos jogadores, o acompanhamento de cada jogador observado e a decisão final de o atleta será considerado uma contratação em potencial ou não, é do diretor esportivo. No nosso caso, é o Dougie Freedman. Ele passou bastante tempo no Brasil recentemente e assistiu a uma boa quantidade de jogos do Flamengo. Também falou bastante com os agentes e com o jogador a respeito da transferência”, contou Hodgson.

O técnico, portanto, não teve que dar qualquer tipo de aval sobre Matheus, já que a decisão de contratar o brasileiro foi tomada pela cúpula esportiva do Palace.

Questionado pela ESPN sobre o que já viu do jovem, Hodgson admitiu que, até o momento, só assistiu a clipes. No entanto, ele se mostrou animado para trabalhar com o recém-chegado.

“Como técnico, eu assisti a alguns clipes de vídeos e duas partidas que o Botafogo… Digo, o Flamengo jogou. Um dos nossos donos (John Textor) é também dono do Botafogo, então às vezes eu faço confusão (risos). Mas vi, sim, algumas partidas do Flamengo em que Matheus jogou e gostei do que vi!”, exaltou.

Matheus, porém, não chegou pronto para jogar na Inglaterra.

Na conversa com a reportagem, Hodgson revelou que França chegou ao novo clube com uma pequena lesão e, portanto, não vinha conseguindo participar dos treinos da equipe. Até por isso, ele não foi relacionado para a estreia, na vitória por 1 a 0 sobre o Sheffield United, e também não aparecerá na lista dos atletas que encaram o Arsenal nesta segunda.

“Temos que lembrar que ele é jovem e no momento está se recuperando de lesão. Isso significa que, a princípio, ele não poderá treinar com a gente e estar na lista de relacionados logo de cara. É uma pena, pois a gente desejava tê-lo conosco mais cedo”, lamentou.

O comandante, todavia, viu alguns pontos positivos nisso, já que o brasileiro terá mais tempo para se adaptar à vida na Inglaterra, o que lhe dará mais tranquilidade posteriormente para focar apenas no futebol.

O técnico do Palace, aliás, quer que ele foque nos “exemplos positivos” dados por vários brasileiros que arrebentaram na Premier League nos últimos anos.

“Por outro lado, isso (ausência por lesão) dará a ele a chance de se ajustar melhor à vida aqui na Inglaterra. Nós achamos que ele tem todas as qualidades para ser um grande sucesso jogando aqui na liga”, apontou.

“Além disso, Matheus pode olhar para vários jogadores brasileiros que fizeram sucesso aqui antes dele e tê-los como exemplo”, finalizou Hodgson.

Onde assistir a Crystal Palace x Arsenal, pela Premier League?

Crystal Palace x Arsenal, nesta segunda-feira (21), às 16h (de Brasília), pela Premier League, tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
18°C
77% 0% 3m/s 250deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS