Vídeo de campanha da Volkswagen usou técnica conhecida como ‘deepfake’, que faz montagens realistas com rostos de pessoas. Em nota, a empresa informou que ‘a utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora’.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta segunda-feira (10) um processo ético para avaliar se uma campanha da Volkswagen — lançada no último dia 4 de julho e feita com inteligência artificial — feriu o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O vídeo foi produzido para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil e simulou um dueto entre Elis Regina, morta há 41 anos, e a filha dela, Maria Rita (veja no vídeo acima) . A propaganda utilizou uma técnica conhecida como “deepfake”, que faz montagens realistas com rostos de pessoas.
Em nota, a Volkswagen disse que “a utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora” (confira o posicionamento completo da companhia no fim desta reportagem).
A abertura do processo foi feita após a denúncia do advogado Gabriel de Britto, que afirmou ao órgão que Elis Regina, já falecida, não poderia “reivindicar o uso da própria imagem”.
“Importante esclarecer que, o direito de imagem protege a personalidade física da pessoa, como traços pessoais, corpo, atitudes, gestos, entre outros, já o direito autoral protege a obra criada pela pessoa. E o que se transmite aos herdeiros é apenas o direito autoral”, diz o documento enviado ao Conar.
Segundo o advogado, a campanha viola pelo menos cinco artigos, além do “Anexo O – Veículos Motorizados”, que diz que, “na propaganda de automóveis (…) Não se permitirá que o anúncio contenha sugestões de utilização do veículo que possam pôr em risco a segurança pessoal do usuário e de terceiros, tais como (…) desrespeito (…) às normas de trânsito de uma forma geral”.
“No caso da publicidade em questão, ambas motoristas de ambos veículos figuram a cantar e a olhar uma a outra enquanto dirigem, em desatenção e de forma imprudente, considerando que deveriam olhar de forma fixa o caminho e estrada à frente na qual transitam”, argumenta Britto.
A campanha
O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi – enquanto canta o clássico de Belchior “Como nossos pais”, que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970.
A peça continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para compor o dueto.
A técnica “deepfake”, utilizada na campanha, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Para que Elis aparecesse em um vídeo lançado em 2023, uma atriz dublê foi usada para se passar pela cantora dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.
Confira o posicionamento da Volks:
A Volkswagen lançou sua nova campanha institucional no momento em que celebra 70 anos no Brasil, a evolução da marca, incluindo seu portfólio renovado, e a chegada de veículos elétricos no País. O objetivo da campanha era criar um momento único, por meio da inteligência artificial, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora.
A música escolhida, “Como Nossos Pais”, de Belchior, interpretada por Elis Regina, serviu como trilha sonora para esse encontro pela sua representatividade na história brasileira ao simbolizar a necessidade de novos tempos.
A intenção da Volkswagen com a campanha foi destacar a transição das gerações e a renovação da marca, utilizando a Kombi como um símbolo do passado e o modelo ID.Buzz, sua versão 100% elétrica, como uma representação do futuro.
A Volkswagen se orgulha de ser uma marca presente na vida dos brasileiros, com mais de 25 milhões de veículos produzidos no País, e reforça seu compromisso, seguindo sua estratégia mundial, de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas, promovendo inclusive ações como esta, que possibilitou o encontro de mãe e filha, duas estrelas da música que estão presentes nos corações dos brasileiros.
- Fonte: G1