Responsável por inspecionar e registrar as agroindústrias e as empresas que fabricam, manipulam, processam e beneficiam produtos de origem animal nos municípios consorciados, o SIM Central MS (Serviço de Inspeção Municipal) reuniu, nesta quinta-feira (25), os principais atores de inspeção sanitária de Mato Grosso do Sul.
O objetivo foi dar voz a todos os atores envolvidos e buscar caminhos para que mais empresários do interior se legalizem e passem a usar o selo, ampliando assim seu mercado de vendas, e garantindo alimentos seguros na mesa dos consumidores de Mato Grosso do Sul.
Representantes da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA-MS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro) e da Vigilância Sanitária participaram da iniciativa.
“O MAPA faz uma primeira abordagem para sensibilizar o empresariado, os prefeitos, do poder de transformação que o SISBE – SISBI traz. O que é preciso distinguir bem é o que é o trabalho de repressão e o que é o trabalho de educação sanitária. Quando a educação sanitária é efetiva, a repressão tem menos trabalho”, afirmou a chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA-MS), Juliana Maria P.F.G. Fernandes.
O gestor do Serviço de Inspeção Municipal executado pelo Consórcio Central MS, Ademar Silva Jr., falou da conscientização pública sobre os benefícios do serviço de inspeção. “Campo Grande tem o potencial e a responsabilidade de ser uma referência para outras cidades, mostrando que é possível garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal por meio de um sistema de inspeção municipal eficiente e transparente”, disse
Representando o Iagro, Roberto Siqueira Bueno, complementou que o órgão dá suporte a outros órgãos como a Delegacia do Consumidor (Decon) e à Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) com apoio técnico.
A nutricionista do SIM Central MS (Serviço de Inspeção Municipal, Bárbara Bottino, disse que eles já estão trabalhando com os municípios do interior no sentido levar capacitação para que todos estejam alinhados. “Trazer os veterinários dos municípios para que a gente possa falar a mesma língua, padronizar e começar um trabalho, levar a nossa expertise para o interior”, disse
A reunião concluiu com o compromisso de todos trabalharem de forma conjunta e contínua para Campo Grande ser um modelo de excelência na gestão do Serviço de Inspeção Municipal. A integração entre os diferentes setores e a troca de experiências também foram apontadas como elementos para o sucesso do projeto.
De acordo com a coordenadora do SIM Central MS, a médica veterinária Maíra Kaviski Peixoto, desde o início de 2023, quando o SIM ampliou a sua área de atuação, inúmeros estabelecimentos foram fiscalizados, 107 novos empreendimentos estão com processo de registro em aberto, e apenas 1 estabelecimento solicitou cancelamento.
Atualmente participam do SIM Central MS (Serviço de Inspeção Municipal) os municípios de Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Sidrolândia e Terenos.