A Receita Federal vai abrir a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta segunda-feira (24), às 9 horas. Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores, e os pagamentos serão feitos a partir de 31 de julho.
O crédito bancário será para 5.632.036 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, no valor total de RS 7,5 bilhões, sendo que R$ 5.585.384.236,58 se referem ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade.
São 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 30.700 cuja maior fonte de renda seja o magistério; e, por fim, 3.879.049 contribuintes sem prioridade legal, mas, por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX, receberam a prioridade.
Foram contemplados ainda 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março deste ano.
Como consultar
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito no dia 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Economia
Desenrola Brasil: Bancos alertam para golpes e fraudes em nome do programa
Economia
Quase metade da população de Mato Grosso do Sul está inadimplente
Economia
Desenrola Brasil: Em três dias, Caixa renegocia mais de R$ 50 mi de dívidas
Economia
Pesquisa do Procon encontra variação de quase 300% no preço da carne na Capital
Economia
Combustível na Capital é o mais barato do país
Economia
Caixa abre agências uma hora mais cedo nesta sexta para ‘Dia do Desenrola’
Economia
Bolsa Família é pago para beneficiários com final do NIS 4
Economia
Secretaria de Saúde planeja estratégias para o orçamento dos próximos quatro anos
Economia
Produção Industrial: 65% das empresas de MS tiveram crescimento ou estabilidade em junho
Economia