Contrato bilionário: Nascar fecha direitos de mídia com Fox, NBC, TNT e Amazon por US$ 7,75 bilhões

A Nascar, liga de Stock Car dos Estados Unidos, recebeu ofertas bilionárias por seu pacote de direitos de mídia, que estava em leilão programado para expirar ao final da temporada de 2024. A concorrência resultou em uma renovação com parceiros de longa data, como Fox Sports e NBC Sports, e incluiu players como TNT e Amazon como novos detentores de direitos, em um acordo de sete anos, estendendo-se até 2031, com um valor total próximo de US$ 7,75 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões, na cotação atual).

Fox e NBC já dividiam o contrato de TV da Nascar nos últimos anos. Na nova parceria, a Fox transmitirá as 14 primeiras corridas da Nascar Sprint Cup Series de 2025, enquanto a NBC manterá a cobertura das 14 corridas finais.

A Fox apresentará as corridas através do seu canal principal e da rede a cabo FS1. Enquanto isso, a NBC compartilhará as transmissões com sua afiliada USA Network e o serviço de streaming Peacock. Ambos os parceiros ajustaram os termos de seus contratos com aumentos modestos em relação ao contrato anterior.

Já o grupo de 10 corridas no meio da temporada será compartilhado entre a TNT, da Warner Bros. Discovery, e a Amazon. O contrato da Warner Bros. Discovery também inclui a cobertura das corridas por meio do seu serviço de streaming, HBO Max.

O anúncio marcou o retorno da TNT ao circuito, que transmitiu corridas da Nascar entre 2001 e 2015. Antes desse período, a TBS, também parte do grupo TNT, foi parceira da categoria de 1983 a 2000.

Audiência

A audiência de TV da Nascar diminuiu ligeiramente nesta temporada, mantendo uma média de 2,86 milhões de telespectadores, em uma queda de 5% em comparação com 2022. Ainda assim, a categoria permanece como a série de corridas mais popular nos EUA. Em contrapartida, a Fórmula 1 teve uma média de 1,12 milhão de telespectadores por prova nesta temporada, uma queda em relação ao 1,21 milhão em 2022.

O Daytona 500, maior corrida da Nascar, teve uma média de 8,17 milhões de telespectadores na Fox na última temporada, enquanto o GP Las Vegas de F1 atraiu 1,31 milhão de pessoas na ESPN.

Netflix

A Nascar adotou a estratégia “Drive To Survive” da F1 e lançará uma série para atrair novos fãs e aumentar sua popularidade. A categoria lançará em 2024 uma série documental, de cinco partes, sobre a Cup Series, produzida em colaboração entre Words + Pictures e Nascar Studios. A série está programada para estrear na Netflix ainda sem data definida.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
26°C
78% 0% 1m/s 330deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS