Corinthians fecha acordo de R$ 240 milhões com Brax por placas publicitárias

Vivendo o período de “lua de mel” com a torcida, após tomar posse no começo deste mês, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, anunciou nesta quinta-feira (18) um novo contrato de nove dígitos para o clube.

Em entrevista concedida à Band, o dirigente afirmou que Corinthians acaba de fechar acordo com a Brax, que poderá explorar pelo período de cinco anos as placas publicitárias da Neo Química Arena.

O valor global anunciado por Melo para o acordo é de R$ 240 milhões (R$ 48 milhões anuais). Até 2023, o Corinthians possuía contrato com a Sport Promotion, que acabou sendo rompido depois que a empresa passou a ficar inadimplente.

Na época, a Equipe Sport, dona da Sport Promotion, entrou em recuperação judicial justamente por não suportar a forte concorrência com a Brax, que passou a abocanhar, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a maioria dos contratos de publicidade estática no Brasileirão da Série A.

A quantia anual que será paga pela Brax ao Corinthians é quatro vezes maior do que o valor que ele recebia da Sport Promotion, pelo contrato firmado em 2018. O detalhe é que, ao lado do Flamengo, o alvinegro é quem possuía o acordo mais valioso com a antiga agência, que rendia a ele o dobro do que era pago aos demais clubes da Série A.

Um detalhe curioso é que essa disparidade nos valores é que motivou a migração de muitos times da Sport Promotion para a Brax, que, na época, acenava com quantias mais vantajosas que as dos contratos então em vigor.

Nos últimos meses, a Brax iniciou um movimento de fechar contratos de cinco anos de duração com os principais clubes brasileiros. A investida começou em julho de 2023, quando a agência de marketing esportivo firmou acordo com Vasco, Botafogo e Cruzeiro, Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) que hoje integram a Liga Forte União (LFU). O vínculo da empresa com os três times será válido para o período entre 2025 e 2029, para os jogos que cada um deles realizar em casa.

Neste ano, foi a vez de o Santos negociar sua publicidade estática com a Brax. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o Peixe recebeu R$ 25 milhões como luvas, pela assinatura desse contrato. O clube disputará a Série B do Brasileirão neste ano e integra, assim como Corinthians, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), grupo disputa com a LFU a hegemonia pela criação de uma liga unificada de clubes no país.

Na semana retrasada, o Corinthians anunciou o acordo com a empresa de apostas VaideBet, no valor de R$ 370 milhões, que representa o maior contrato de patrocínio máster da história do futebol brasileiro.

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