Corregedoria realiza projeto de vida saudável para servidores

De 16 de outubro a 5 de novembro, a Corregedoria-Geral da Justiça, sob o comando do Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, realizou um desafio de 21 dias, voltado para políticas de atenção de saúde aos servidores lotados naquela secretaria, propondo uma rotina de vida saudável consistente em programa de emagrecimento, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e leitura de uma obra diversa de área jurídica.

Nesta sexta-feira, os vencedores foram conhecidos e receberam suas premiações. Na categoria feminino foram vencedoras Kayta Rodrigues da Silva Cano, Carine Letícia Coldebella e Jéssica Menin Florentino. Na categoria masculina foram vencedores Eugênio Tomigawa, Ênio de Paula Fernandes e Fabiano Abdo. 

O projeto consistiu na realização da pesagem de todos os servidores participantes, com aferição de índices de BMI, gordura corporal, massa magra, metabolismo basal, gordura visceral e idade corpórea. Foi criado um grupo no whatsapp para interações como rotinas de alimentação e práticas esportivas, de modo ampliar a interação entre os participantes.

Entre as regras da competição estavam atividades físicas diárias, consumo de lanches saudáveis; ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia; leitura de livros diversos da área jurídica. Além disso, uma vez por semana, os participantes realizaram atividades físicas em grupo, que somavam 10 pontos para critérios de pontuação final e/ou desempate. Para isso, as atividades em grupo foram  de caminhada, funcional na areia e aulão de beach tennis.

Ao final do desafio foram premiados, nas categorias masculino e feminino, o servidor e a servidora participantes que, no período de 21 dias, teve maior perda de gordura e maior ganho de massa magra, calculados proporcionalmente à composição corporal. 

Houve a premiação em dinheiro para os primeiros colocados e sorteio de prêmios de parceiros (cujos valores não ultrapassaram 1/5 do salário mínimo, conforme previsto no artigo 6º, da Portaria nº 2.121/2021)

O resultado do projeto foi tão positivo, com relatos de servidores sobre melhora na disposição para o trabalho, melhora na alimentação, exames médicos e rotinas de lanches saudáveis no local de trabalho, que a Corregedoria-Geral da Justiça pretende manter de maneira periódica o desafio de modo a conscientizar os servidores quanto à manutenção de qualidade de vida.

No entender do Des. Fernando Mauro existe o compromisso de se conscientizar servidores acerca da responsabilidade individual e coletiva com a saúde e a manutenção de ambientes, processos e condições de trabalho saudáveis, pois se trata de iniciativa para programas, projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação não só da saúde física, como também mental de magistrados e servidores. 

“A Organização Mundial de Saúde preza pelo estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Por isso, a Corregedoria-Geral de Justiça também tem como meta a qualidade de saúde dos servidores, o que influencia drasticamente no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade dos servidores”, explicou o magistrado.

Importante destacar que o projeto denominado “Desafio 21 Dias CGJ Vida Saudável” atende à normativa do Conselho Nacional de Justiça prevista na Resolução nº 207/2015, de zelar pelas condições de saúde de servidores, com vistas ao bem-estar e à qualidade de vida no trabalho.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
15°C
82% 0% 5m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS